Destinado a alunos do quinto ano, concurso abre inscrições nesta terça-feira
Destinado a alunos do quinto ano, concurso abre inscrições nesta terça-feira | Foto: Shutterstock



O Programa Folha Cidadania lança, nesta terça-feira (22), a 11ª edição do concurso cultural "Pequeno Jornalista". Com o tema "Por que devemos cuidar bem do planeta Terra?", os alunos de quinto ano das escolas participantes do projeto poderão enviar as redações até o dia 22 de setembro. A redação deverá conter mínimo de 10 e máximo de 15 linhas e é obrigatório que seja realizada de forma manuscrita. Os textos também deverão ser produzidos em sala de aula, sob orientação do professor, mas sem intervenção direta na criação. O regulamento completo está disponível no site da Folha de Londrina (www.folhadelondrina.com.br). Na última edição, participaram cerca de 180 alunos de 23 escolas Londrina, Cambé, Assaí e Jataizinho.

O concurso é uma das atividades realizadas ao longo do ano pelo programa Folha Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo Folha de Comunicação, que leva o jornal para dentro das salas de aula como material pedagógico, visando estimular o hábito da leitura e escrita. Os textos inscritos serão apreciados por uma comissão, composta por profissionais do Jornalismo e Educação, que avaliará critérios como originalidade (ideia apresentada e os meios encontrados pelo aluno para expressá-la); desenvolvimento (se o aluno conseguiu transmitir a mensagem pretendida); correção ortográfica (identificação de erros de concordância, ortográficos e a linguagem utilizada); e senso crítico (exposição do tema e relevância social).

A previsão do resultado é final de outubro e vai depender da quantidade de inscritos. Do total de redações com maiores notas, a comissão julgadora selecionará quatro redações, uma de cada município participante do programa para, então, chegar a uma classificação. Tanto os alunos quanto os professores serão premiados com brinquedos pedagógicos, assinatura trimestral impresso e digital da Folha de Londrina, além de certificado de participação. Os vencedores e suas respectivas redações serão publicadas no Caderno Folha Cidadania logo após a premiação.