Purpurina na pele, adornos na cabeça e ânimo de sobra para botar o bloco Eclética na Praça da Vila Brasil/Vila Rodrigues, localizada na rua Argentina, na região central de Londrina, atraiu foliões na tarde e começo da noite neste sábado (10).

Muitos foram se divertir  no Carnaval da diversidade da Vila Brasil
Muitos foram se divertir no Carnaval da diversidade da Vila Brasil | Foto: Walkiria Vieira

Reunidos, amantes do carnaval vestiram a fantasia e entraram na brincadeira com trajes apropriados para as altas temperaturas.bO tênis foi a escolha da maioria em nome do conforto, da versatilidade e para mostrar que ali havia samba no pé.

Canções tradicionais e hits do momento como "Onda Onda (Olha a Onda)", sucesso da banda Tchakabum e "Me Maceta", de MC Mirella, fizeram coro na praça, onde havia lugar para dançar, cantar e até se espreguiçar em esteiras e lençóis improvisados.

Kach Miranda , uma das idealizadoras do evento conta que ver as pessoas se divertindo é uma realização para ela e todos que se empenharam para o evento ser concretizado . "É um movimento independente e junto com o coletivo, a proposta chega em um formato possível pois a ideia é essa mesmo de um carnaval comunitário, a essência do Carnaval", pensa.

Kach Miranda, uma das organozadoras do caranaval da diversidade, Dani Black e Tiez Weigerty: só alegria
Kach Miranda, uma das organozadoras do caranaval da diversidade, Dani Black e Tiez Weigerty: só alegria | Foto: Walkiria Vieira

EXPLODE CORAÇÃO NO CAFEZAL

O carnaval chegou ao Conjunto Cafezal 2 com a alegria da escola de samba Explode Coração. "Coisinha do Pai", canção consagrada de Beth Carvalho, foi o ponto de partida para marcar presença na Praça Cafezal, localizada na rua Mauro Bergonse, região Sul. O patrocínio da festa com as presentações da Explode Coração é da Prefeitura de Londrina, através da Secretária de Cultura e do Promic.

Um grupo de indianos escolheu o evento a dedo. O engenheiro de software Prasun Biswas conta que ficou atento às atrações da cidade e ver uma escola de samba e sua originalidade era a vontade do grupo.

Para eles, as trocas culturais também se somam à experiência profissional, especialmente em um país como o Brasil.

Indianos foram conhcer o Carnaval brasileiro no Conjunto Cafezal e outros pontos da cidade
Indianos foram conhcer o Carnaval brasileiro no Conjunto Cafezal e outros pontos da cidade | Foto: Walkiria Vieira

AMOR DE CARNAVAL

Moradora do bairro há 42 anos, a cambeense Mariana Almeida Sousa, 86 anos, passou pelo local com a família para ver o movimento. Do ponto de vista da família, com segurança e organização, é importante para as pessoas do bairro que as atrações culturais cheguem a eles.

Foliã de carteirinha em sua juventude, dona Mariana conta que conheceu o marido em um Carnaval. "Ficamos 40 dias sem se ver e nos reencontramos em um baile do Harmonia Tênis Clube, lá em Cambé. Quando me viu passar pela segunda vez, disse que não me tirou da cabeça e com o incentivo das amigas, eu dei uma chance a ele", sorri.

Para muitos que conheceram o casal, foi amor à primeira vista. "Ficamos 51 anos e seis meses casados", recorda com satisfação.

Carnaval do blocos na Vila Brasil celebrou a diversidade e todo mundo se divertindo
Carnaval do blocos na Vila Brasil celebrou a diversidade e todo mundo se divertindo | Foto: Walkiria Vieira