O Carnaval em Curitiba atrai foliões de todas as idades e estilos no Centro da cidade. Diversificada, a programação de sábado contemplou desde os apaixonados por cultura geek até os amantes do samba. Tudo isso antes da entrada do desfile das escolas especiais.

LEIA TAMBÉM:

Roteiro da folia em Londrina: vem mais carnaval por aí

Londrina de outros carnavais: a época de ouro das escolas de samba

A tarde começou com uma animada matinê dedicada às crianças, onde pequenos foliões puderam se divertir ao som de marchinhas e participar de atividades carnavalescas especialmente pensadas para eles. Enquanto isso, nas ruas próximas, aficionados por histórias em quadrinhos protagonizavam o desfile de cosplayers, trazendo à vida personagens de desenhos animados, HQs e games.

O mundo geek está presente no Carnaval de Curitiba
O mundo geek está presente no Carnaval de Curitiba | Foto: Hully Paiva/ SMCS/ Divulgação

À medida que o sol ia se pondo, os blocos de carnaval assumiam o protagonismo, levando o público a dançar ao som de ritmos contagiantes. Na Rua Marechal Deodoro, a avenida do samba de Curitiba, as marchinhas e batuques tomavam conta.

O ponto alto da noite foi a abertura do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Curitiba, que teve início com a apresentação do tradicional bloco Rancho das Flores.

Rancho das Flores: um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Curitiba
Rancho das Flores: um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Curitiba | Foto: Cido Marques/ FCC/ Divulgação

Com mais de 30 anos de história, o Rancho das Flores representa a manifestação cultural brasileira mais tradicional e um importante elo comunitário. Formado por pessoas idosas atend/idas nos serviços de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), o bloco é um símbolo de inclusão e resgate de memórias.

A folia do bloco Zombie Walk, um dos mais famosos de Curitiba, acontece na tarde deste domingo (11)

Sensação do Zombie Walk, Eduardo Takahashi, operador de máquinas, entrou na fantasia de "It - a Coisa"
Sensação do Zombie Walk, Eduardo Takahashi, operador de máquinas, entrou na fantasia de "It - a Coisa" | Foto: Magalea Mazziotti/ Divulgação
Zombie Walk: mistura de terror com terrir não pode faltar no carnaval de Curitiba
Zombie Walk: mistura de terror com terrir não pode faltar no carnaval de Curitiba | Foto: Magalea Mazziotti/ Divulgação

* Com Prefeitura de Curitiba/ Comunicação