São Paulo - O ator e humorista Carlinhos Aguiar viu sua vida mudar após interpretar o atrapalhado Jurandir na novela "Carrossel" (SBT, 2012-2013). Figura conhecida das pegadinhas exibidas nos programas de Silvio Santos, ele fez questão de começar na teledramaturgia com um personagem cômico. "Na época, fui convidado para o teste e fiquei surpreso quando disseram que passei. Conversei com a dona Iris [Abravanel, autora] e falei que queria viver um cara bem-humorado."
Aguiar apostou em um jeito malandro para o mecânico da novela e, com isso, conquistou não só o público infantil como uma vaga no elenco da série "Patrulha Salvadora", derivada de "Carrossel".
"Agora, o Jurandir é um carcereiro abestalhado, que gosta muito dos patrulheiros, mas tem de obedecer a delegada Olívia [Noemi Gerbelli]. Ele, na verdade, queria ser da patrulha", diz o ator, que passou a receber o carinho dos pequenos ao atuar nas atrações infantis. "Fui à praia estes dias e muitas crianças me abordaram. Acredito que isso aconteça pelo fato de o Jurandir não ser um cara maldoso e por ser meio criança também", complementa.
Segundo Aguiar, o sucesso do personagem também se deve ao fato de "Carrossel" ter cativado o público. "Os atores mirins que fizeram a novela continuam sendo um fenômeno e, agora, eles crescem junto do público que assiste à trama", afirma.
Mas o humorista não tem feito sucesso apenas com os pequenos. Integrante do quadro "Jogo dos Pontinhos", do "Programa Silvio Santos", ele é um dos responsáveis por fazer as famílias se divertirem nas noites de domingo. "Antes, o programa era feito para a dona de casa e para pessoas mais sérias. Hoje, além de falar com a senhorinha, atingimos também o neto. Essa é uma sacada do Silvio Santos", avalia, destacando a perspicácia do apresentador e dono do SBT.
Fã de Silvio Santos, o humorista revela a emoção de estar diante de seu ídolo. "É uma responsabilidade trabalhar com um artista que conquistou minha avó, minha mãe, minha mulher e, hoje, meus filhos", diz. "Não dá para imaginar o SBT sem o Silvio Santos", complementa.
O ator revela que o sucesso das clássicas pegadinhas acontecia pelo fato de o público achar que todas as brincadeiras eram gravadas em São Paulo. "Essa era a sacada, pois ninguém ia imaginar que o Ivo Holanda, por exemplo, ia pregar uma peça em alguém na Bahia. Com isso, nossa trupe viajou todo o país surpreendendo as pessoas", conta. Segundo Aguiar, o público ficava em dúvida sobre a real identidade dos atores. "Sempre olhavam com aquela cara de 'acho que conheço essa pessoa', mas, até tomarem uma atitude, eles caíam na pegadinha."