Já andamos falando de ortografia aqui, da importância de se escrever corretamente as palavras e da necessidade de tirar suas dúvidas, sempre que necessário. Acontece que ortografia não é só acertar o G ou o J. Existem muitos outros detalhes da língua envolvidos no conceito de "grafia correta".
Um desses detalhes é o uso de maiúsculas e minúsculas. Você provavelmente deve achar que isso não é um problema. Afinal, você nunca escreve seu nome com minúscula, certo? Nem "londrina", "paraná" ou "brasil", não é? Mas há muitos outros casos que costumam deixar as pessoas com dúvida: estamos em Setembro ou setembro? Hoje é Terça-Feira, Terça-feira ou terça-feira?
Antes de falarmos das principais regras, é bom, então, deixar o aviso: escrever com minúscula o que deveria ser em maiúscula (ou vice-versa) é um erro de ortografia também. Talvez não tão chamativo quanto trocar S por Ç, mas é grave do mesmo jeito.
A seguir, os principais casos em que se deve usar letra maiúscula, obrigatoriamente:
1 – Em início de período, parágrafo ou citações. As exceções são no início de versos, de um poema ou música, quando não iniciam período, e depois de dois pontos, caso não seja uma citação.
2 – Nomes próprios, de pessoas e lugares, mesmo que fictícios, como Harry Potter ou Terra do Nunca, por exemplo. Apelidos, como Zé ou Toninho, também pedem maiúscula.
3 – Nomes de instituições, sejam órgãos públicos ou estabelecimentos particulares, como Prefeitura Municipal, ou Padaria Central.
4 – Nomes de vias e lugares públicos, como Avenida Higienópolis, Rua das Flores, Lago Igapó ou Praça da Bandeira. Nesses casos, as palavras "avenida", "rua", "lago" e "praça" podem ser com minúscula também, mas o mais comum é deixar tudo com maiúsculas. Além disso, você deve ter notado que as palavras pequenas, como preposições (de, da, dos, das, etc.), ficam em minúsculas.
5 – Nomes de festas, festividades, datas oficiais e épocas históricas: Natal, Dia das Mães, Finados, Sete de Setembro, Idade Média, etc.
6 – Nomes de periódicos, como jornais, revistas, etc., como a nossa Folha de Londrina. Entram aqui também os cadernos e suplementos, como a Folha da Sexta, por exemplo.
7 – Pontos cardeais, quando usados para denominar regiões: "o Nordeste", "o Sul", etc. Entretanto, se estivermos falando apenas de uma direção ou limite geográfico, ficam em minúscula: "no sul do Brasil...".
8 – Nomes de leis ou normas, como Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, etc.
9 – No caso de nomes de livros, filmes ou outras obras, é opcional iniciar todas as palavras por maiúsculas ou só a primeira: "A Moreninha" ou "A moreninha", por exemplo. Mas se houver algum nome próprio no título, ele pede maiúscula: "Memórias póstumas de Brás Cubas", por exemplo.
10 – Cargos importantes e formas de tratamento: Presidente da República, Papa, Vossa Excelência, etc.
11 – Siglas curtas, com até 3 letras, como ONU, CPF, etc. No caso de siglas com 4 ou mais letras, escrevemos tudo em maiúsculo se cada letra for pronunciada separadamente, como INSS ou BNDES. Se a sigla for pronunciada como uma palavra, aí só a primeira fica maiúscula, como Copel, por exemplo. E não se deve usar ponto entre as letras de uma sigla.
Há mais alguns casos em que o uso de maiúsculas é recomendado, além de algumas situações em que é opcional, por isso voltaremos a tratar do assunto futuramente. Mas, basicamente, vale uma regra simples: as maiúsculas são usadas quando se quer especificar, individualizar uma palavra. Por exemplo: "o deus supremo dos gregos era Zeus" (deus no sentido genérico), mas "os cristãos acreditam em Deus" (um deus específico). Até a próxima terça.

Encaminhe suas dúvidas ou sugestões para [email protected]