'Oração Pelo Fim do Mundo': montagem mais recente do Ballet de Londrina que está comemorando 25 anos
'Oração Pelo Fim do Mundo': montagem mais recente do Ballet de Londrina que está comemorando 25 anos | Foto: Mariana Hertal/Divulgação

Faltando apenas nove dias para a estreia do primeiro espetáculo do Ballet de Londrina, o coreógrafo Marcos Leão - um dos idealizadores da companhia pé-vermelho ao lado de Leonardo Ramos, saiu de definitivamente de cena após sofrer um acidente de moto. O londrinense será homenageado na nova temporada do espetáculo “25 anos”, que será apresentada neste e no próximo final de semana (dias 23, 24, 30 e 31 de março), às 20 horas, na sede da Funcart.

“Eu e o Marcos Leão montamos juntos o Ballet de Londrina. Originalmente, eu seria o mestre e ele o coreógrafo do grupo. Infelizmente, ele faleceu poucos dias antes da estreia do primeiro espetáculo da companhia, que estreou em 1993. Mas sua marca de talento e dedicação é conhecida até mesmo pelas novas gerações que não chegaram a conhecê-lo”, destaca Leonardo Ramos, atual diretor e coreógrafo do grupo.

Além de ser batizada como “Temporada Marcos Leão”, as próximas apresentações do Ballet de Londrina marcam também a estreia da sala que leva o nome do homenageado. “Estamos inaugurando a Sala Marcos Leão. Montamos uma plateia com cadeiras e arquibancada na sala onde ensaiamos, na sede da Funcart e batizamos esse novo espaço com o nome deste coreógrafo que é tão importante na história da nossa companhia”, enfatiza Ramos ao informar que os integrantes do grupo estão abrindo um canal direto de comunicação com o público. “Por meio de whatsapp, estaremos abertos a sugestões, críticas e opiniões diversas”, ressalta. O telefone para contato com a companhia é (43) 99168-3972.

Para celebrar um quarto de século de existência, o Ballet de Londrina reuniu em um programa de uma hora trechos das montagens mais emblemáticas de sua trajetória que são exibidos cronologicamente para uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais o grupo passou até conquistar um lugar só dele na dança brasileira. Com narração ao vivo de curiosidades que envolvem a criação e o percurso do grupo, o espetáculo “25 anos” conduz o espectador por uma viagem que começa no início da década de 90 e vai até o futuro, com a amostra de um pequeno excerto de uma montagem inédita que o elenco deve estrear ainda em 2019.

'Decalque' (2007): trechos de um dos espetáculos marcantes da companhia estão na montagem que estreia temporada
'Decalque' (2007): trechos de um dos espetáculos marcantes da companhia estão na montagem que estreia temporada | Foto: Mário Bourges/ Divulgação

O espetáculo traz cenas de “Um ex, um vazio, um dentro, um transbordado” (1993); “...à Cidade” (1996); “Nunca” (2001); “Decalque” (2007); “A Sagração da Primavera” (2011); “Sem eira nem beira” (2014); “Oração pelo fim do mundo” (atual). As apresentações são realizadas pela Funcart, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

Assista "Oração pelo fim do mundo" do Ballet de Londrina

Imprensa FUNCART

Serviço:

Balé de Londrina, Temporada Marcos Leão

Quando – Sábados e domingos (23, 24, 30 e 31 de março), às 20 horas

Onde - Sala Marcos Leão (Funcart) – Rua Souza Naves, 2380

Quanto – “Pague o Valor de Quiser”. Ingressos limitados vendidos na hora (não serão aceitos pagamento com cartões). R$ 20,00 é o valor indicativo