"Monika e o Desejo":um dos principais filmes de Bergman abre a mostra nesta terça
"Monika e o Desejo":um dos principais filmes de Bergman abre a mostra nesta terça | Foto: Fotos: Reprodução



Começa nesta terça-feira (19), a "Mostra Ingmar Bergman – Um Filme é um Rosto", idealizada pelo cineasta Rodrigo Grota. Resultado de uma parceria entre a produtora Kinopus e o Sesi Cultura Londrina, a Mostra é composta por 10 filmes, apresentados juntamente com rodas de conversa até a sexta-feira (22). O objetivo é homenagear o cineasta sueco Ingmar Bergman, falecido há 10 anos.
Bergman nasceu em Uppsala, na Suécia, em 1918. Seu pai era um pastor protestante conservador, e costumava trancá-lo no escuro como castigo para o que considerava mau comportamento. E apesar do esforço de seu pai para "educá-lo" religiosa e rigidamente, o jovem Ingmar perdeu a fé aos oito anos, segundo relataria posteriormente. Com forte influência de dramaturgos como Strindberg, Shakespeare e Ibsen, Bergman realizou filmes centrados em temas como a ausência de Deus, a falência das relações afetivas, e os demônios internos dos seus personagens. Sua maior realização se deu em si mesmo: quase toda a sua obra é dedicada a desmistificar os fantasmas e demônios que seu pai e sua religião lhe impuseram conviver.

"Saraband": filme que encerra o evento, na sexta, mostra a relação conturbada de pai e filho
"Saraband": filme que encerra o evento, na sexta, mostra a relação conturbada de pai e filho



A maioria dos 60 e poucos filmes do sueco Ingmar Bergman são ensaios sobre a natureza da vida moderna. Através de sua arte implacável, revelou os monólogos interiores de um intelectual torturado. Assim, alcançou impacto internacional e se tornou uma referência entre os diretores de cinema. Bergman conquistou os principais prêmios da história do cinema, incluindo o Oscar e as principais premiações nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza.Parceiro de atores como Liv Ullmann, Erland Josephson, Max von Sydow, Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand, Harriet Andersson e Ingrid Thulin, construiu uma das obras mais sólidas da história do cinema, com destaque para a impecável construção visual dos seus filmes, em parte realizados com o habitual diretor de fotografia Sven Nykvist. "Fanny & Alexander" (1982) foi seu último filme. Como um workaholic aos 30 não deixa de ser aos 60, Bergman ainda seguiu produzindo especiais televisivos. Seu último trabalho foi "Saraband", de 2003.
A Mostra tem início com a exibição do filme "Monika e o Desejo" (1953), e se encerra na sexta-feira (22), com a exibição do filme "Saraband." A partir de quarta-feira, os filmes serão exibidos sempre em três horários: às 15h, às 17h e às 19h30. Na última sessão do dia, haverá um bate-papo informal sobre os filmes com convidados especiais: a professora-doutora Bárbara Marques, da UEL, o pesquisador de Literatura e Cinema, Gustavo Ramos de Souza, da UEL; o curador da Mostra Buster Keaton, João Pedro Mussato; e o músico e crítico de cinema João Vitor Moreno, do site Pipoca Radioativa. A curadoria e apresentação dos filmes é do cineasta Rodrigo Grota, da produtora Kinopus. As sessões são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (19)
19h30
Monika e o Desejo (1953, 96 min) - Filme é um dos principais filmes da carreira do Ingmar Bergman dedicada à reflexão sobre as relações amorosas da juventude. (Após a sessão haverá um bate-papo com a professora-doutora Bárbara Marques).

Quarta-feira (20)
15h
Noites de Circo (1953, 93 min) - O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.

17h
O Silêncio (1963, 96 min) - Duas irmãs hospedam-se num hotel em um país europeu não-identificado à beira de uma guerra. A irmã mais velha, Ester, tradutora de livros, é uma doente terminal. Seu medo da morte obscurece o relacionamento com a irmã mais nova, a bela Anna, que representa a parte carnal da dicotomia.

19h30h
Através de um Espelho (1961, 89 min) - A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, ter recebido alta do sanatório onde estava internada.(Após a sessão haverá um bate-papo com a pesquisador Gustavo Ramos de Souza).

Quinta-feira (21)
15h
A Hora do Lobo (1968, 90 min) - O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, retiram-se para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações.

17h
Vergonha (1968, 103 min) - Para fugir da guerra, um casal de violinistas vive isolado numa ilha. Essa existência idílica acaba quando a casa deles é invadida por um grupo de soldados.

19h30
A Paixão de Anna (1969, 101 min) - Depois do fim do casamento, Andreas (Max von Sydow) decide se mudar para uma ilha. Lá ele conhece Anna (Liv Ullmann), que assim como ele está sofrendo, só que por causa da morte do marido e do filho. Os dois tornam-se amantes.(Após a sessão haverá um bate-papo com João Pedro Mussato).

Sexta-feira (22)
15h
Depois do Ensaio (1984, 70 min) - Num palco de teatro, um velho diretor, Henrik Vogler, se recorda das antigas peças que dirigiu e de suas relações amorosas. Na sua obra mais confessional, Bergman reflete sobre o amor, a obsessão e a rejeição.

17h
Na Presença de um Palhaço (1997, 119 min) - Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado.

19h30
Saraband (2003, 107 min) - Trinta anos após o divórcio, Marianne (Liv Ullman) impulsivamente decide visitar Johan (Erland Josephson) no seu isolado retiro no interior. Ela testemunha o relacionamento atormentado entre seu amargo ex-marido, seu odioso filho Henrik (Börje Ahlstedt) e uma neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius).(Após a sessão haverá um bate-papo com o músico e crítico de cinema João Vítor Moreno).

Serviço:
Mostra Ingmar Bergman: Um Filme é Um Rosto
De 19 a 22 de setembro de 2017
Horário: Sessões às 15h, 17h e 19h30
Curadoria e Apresentação: Rodrigo Grota
Debatedores: Bárbara Marques, Gustavo Ramos de Souza, João Pedro Mussato e João Vítor Moreno
Local: Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130 – Centro)
Entrada: Gratuita