Os animais vivem no planeta Terra há muito tempo. A maioria deles muito mais tempo do que o próprio homem. Com milhões e milhões de anos de evolução, os bichos desenvolveram particularidades de sobrevivência.

Quanto mais os cientistas conhecem as particularidades dos animais, mais esse conhecimento auxilia no desenvolvimento de novas tecnologias.

Os biólogos, por exemplo, não entendiam porque as baleias-jubarte conseguiam realizar movimentos rápidos em curva fechada com todo o tamanho que uma baleia tem. Estudando suas nadadeiras, descobriam pequenos nódulos na parte da frente. Saliências que tornam as nadadeiras mais eficientes em comparação às nadadeiras lisas.

Com essa informação, físicos descobriram que essas saliências aumentavam a eficiência de movimentos não somente na água, mas também no ar. E chegaram à conclusão de que se colocassem saliências nas hélices das turbinas eólicas poderiam aumentar a eficiência na captação da energia dos ventos.

Podemos imaginar que, daqui a alguns anos, as hélices dos ventiladores que afugentam o calor de casas e escolas utilizem a mesma anatomia das nadadeiras das baleias-jabarte. Uma tecnologia que, além de reduzir o consumo de energia, é capaz de deixar as hélices mais silenciosas.

São muitas as relações entre animais e tecnologia. Algumas delas recheiam “Animais Inventores”, livro infanto-juvenil da pedagoga ambiental canadense Christiane Dorion publicado pela editora Melhoramentos com ilustrações de Gosia Herba.

O livro apresenta particularidades de mais de 30 bichos e a tecnologia para uso humano que começa a ser desenvolvida a partir do conhecimento dessas particularidades.

Em forma de almanaque, a obra mostra como a pele dos tubarões auxilia na criação de inovadoras roupas de natação. Como as asas do inseto tesourinha ajudam a reduzir o tamanho dos aparelhos eletrônicos. Como a libélula auxilia no projeto de drones mais eficientes. Como o formato das penas do pinguim-imperador pode ajudar os navios a reduzirem o consumo de combustível. Como o pássaro martim-pescador pode reduzir o barulho do trem-bala. Como o pica-pau pode auxiliar na construção de capacetes mais seguros.

Além de tudo isso, “Animais Inventores” revela como a preservação de toda e qualquer espécie, animal ou vegetal, ajuda a boa vida dos homens.

Imagem ilustrativa da imagem Animais que inspiram novas tecnologias
| Foto: Gosia Herba/ Divulgação

SERVIÇO:

“Animais Inventores – Criaturas Fabulosas Que Inspiraram as Tecnologias do Nosso Dia a Dia”

Autora – Christiane Dorion

Ilustrações – Gosia Herba

Editora – Melhoramentos

Tradução – Sandra Pina

Páginas – 78 (capa dura)

Quanto – R$ 64