Homenagear a forma musical “Serenata”, que desde o século XVI faz parte das obras escritas por grandes compositores da literatura musical e são executadas em diversas ocasiões festivas, é uma das propostas do concerto “Orquestra Bravi em Serenatas”, que será realizado nesta segunda-feira (13), às 20 horas, no AML Cultural, que fica na Praça Primeiro de Maio, 130 - em frente à Concha Acústica.

LEIA MAIS:

Romance 'Os Náufragos' tem trilha sonora que acompanha a leitura

Com regência de Jhonatan Santos e produção de Thalita Deldotti, o público acompanhará uma mostra do trabalho realizado nos últimos meses: uma parte dedicada exclusivamente aos novos integrantes, tendo como ponto de partida a Serenade for String Orchestra, do compositor norte-americano Norman Leyden (1917 - 2014), executada por todos os músicos da orquestra. "No segundo momento, os veteranos apresentarão um repertório mais avançado, a Serenade for String Orchestra, Op.20, do compositor inglês Edward Elgar (1857 - 1934) e, por último, teremos uma surpresa marcante para o público". É o que explica Deldotti.

Por ser escrita com belíssimas linhas melodias e com vários elementos de cunho didático, fundamentais para o desenvolvimento da "base” de uma orquestra de cordas, como a sonoridade, percepção rítmica e afinação, Santos assegura que todo o programa torna o evento satisfatório. A estreia dos oito novos integrantes da orquestra também representa um momento especial.

Aprovados na última audição aberta, realizada em setembro deste ano, marca uma nova fase para o grupo londrinense. Pois, desde então, está realizando um trabalho pedagógico de adaptação para os novos músicos. A noite é de grande felicidade aos músicos e considerada um encontro de duas gerações.

Aproximar a plateia dos artistas é também um objetivo da Orquestra Bravi. "Buscamos mostrar à plateia um pouco do “quadro musical” que está sendo pintado pelos músicos no momento do concerto. Essa aproximação da plateia com o palco (artistas) abre portas para a compreensão da obra de arte, como um todo. Afinal de contas, existem uma gama de sentimentos a serem despertados através dessa compreensão capazes de impactar a todos nós - tanto quem faz a arte, como quem a aprecia", diz.

MAIS SOBRE A BRAVI

Com o propósito de estudar e tocar as obras tradicionais para esta formação, a Orquestra Acadêmica Bravi nasceu em 2017 e segue no formato cooperativo. O grupo é composto por estudantes e músicos que já atuam profissionalmente em Londrina e região e desejam ter uma vivência de orquestra de câmara que amplie seus horizontes artísticos, estéticos e musicais em um ambiente que funciona como um laboratório de estudos orquestrais com foco no repertório para cordas.

Sob a coordenação de Jhonatan Santos e tutoria de Evgueni Ratchev, os músicos têm a possibilidade de vivenciar os repertórios de alto nível instrumental, temporada de concertos com apresentações e aprender sobre os diversos aspectos artísticos e pedagógicos que são parte de uma orquestra de cordas. "Somos privilegiados por poder chamar o professor Evgueni Ratchev de tutor. Desde a ideia inicial da orquestra, ele se dispôs a ajudar e a ser este “braço direito”. Sua vasta experiência frente a formação de orquestra de cordas, como violinista e maestro, nos faz ter segurança para seguir", reflete Santos.

Músicos da orquestra: Amanda Galdino (violino), Célio Matias (contrabaixo), Daniel Kenzo Matsuo (violino), Débora de Paula (violino), Denise Furttado (violino), Fernando Alex Campaner (viola), Isadora Chieko Miyoshi (violino), Karen Milleny (viola), Leonardo Nascimento (violoncelo) Lucas Nathanael Azevedo (violino), Luisa Araújo Pires (violino), Matheus Taichi Otuyama (violino), Marcelo Ramos (violino), Miriã Oliveira Krieger (violino), Miriam Souza (viola), Raimundo Patrício Chaves Júnior (violoncelo), Rodrigo Salvadego (violino), Rose Taques (violoncelo), Vinicius Rebequi (violoncelo) e Vitor Terra (viola).

SERVIÇO

Orquestra Bravi em Serenatas

Data: segunda-feira (13), às 20h

Local: AML Cultural (Praça 1º de maio, 130 - em frente à Concha Acústica)

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia entrada)

Ingressos: site da Orquestra Bravi