A ideia segue o conceito do BookCrossing, movimento que surgiu nos EUA, que pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público
A ideia segue o conceito do BookCrossing, movimento que surgiu nos EUA, que pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público | Foto: Ricardo Chicrelli



Os londrinenses que estiverem transitando pela cidade nesta terça-feira (25) e se depararem com livros deixados em espaços públicos devem aproveitar a oportunidade e levar para casa boas opções de leitura. Cerca de dois mil exemplares serão colocados à disposição do público em praças, postos de saúde, pontos de ônibus e outros locais movimentados de Londrina. A iniciativa é do Londrix (Festival Literário de Londrina), que promove a terceira edição do projeto "Achados Literários" em comemoração ao Dia do Escritor, celebrado em 25 de julho.

A ideia segue o conceito do BookCrossing, movimento que surgiu nos Estados Unidos e, num sentido lato, pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público. O objetivo é transformar o mundo inteiro numa grande biblioteca. "Esta é a terceira edição do 'Achados Literários' em Londrina. Pretendemos atingir todas as regiões de Londrina. A pessoa que encontrar algum livro deixado em qualquer lugar pode levá-lo para casa e, se desejar, após a leitura pode deixá-lo novamente em um local público para outras pessoas possam vivenciar a mesma experiência. Mas isso não é obrigatório", destaca Christine Vianna, idealizadora do Londrix.

Ela explica que os livros foram arrecadados por meio de uma campanha junto a editoras, empresas e entidades e que os exemplares serão deixados em locais que registram uma grande movimentação de pessoas diariamente. "Estamos trabalhando nisso há alguns meses e conseguimos arrecadar cerca de dois mil livros. Também firmamos algumas parcerias para viabilizar a distribuição dos exemplares em todas as regiões de Londrina", esclarece. Esses livros serão deixados em praças públicas, terminais de ônibus, postos de saúde, entre outros espaços. Vamos iniciar as atividades no começo da manhã e planejamos concluir a distribuição até a hora do almoço", informa.

As comemorações em homenagem ao Dia do Escritor serão encerradas com mais uma edição do projeto "Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias", evento que reúne amantes da literatura pra leituras de poesias, performances e outras apresentações. Contemplado com a Bolsa Circulação Literária do Ministério da Cultura/2016, o sarau será realizado às 20 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103), com entrada Franca.

Os eventos integram a programação do Londrix. "Além do encontro anual com escritores, que neste ano aconteceu em fevereiro, o festival mantém diversas atividades ligadas à literatura que acontecem durante o ano todo, como Assalto Literário, com distribuição de livros; o projeto Um Dedo de Prosa, que promove bate-papo com escritores em escolas da cidade; o Sarauzinho, além do Sarau: Prosa, Poesia & Outras Delícias e do Achados Literários. Todas essas iniciativas ajudam o Londrix a ser premiado pela Biblioteca Nacional como um dos 11 melhores projetos literários do País", salienta Vianna.

Entre os apoiadores da terceira edição do projeto "Achados Literários" estão a UEL (Universidade Estadual de Londrina), Cultural Londrina, Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Funcart, Triolé Cultural, Grafatório, Loja Ciranda, Ecoh, Ceep Castaldi, Colégio Marcelino Champagnat, Padaria Flumê, MC Rei e Leandro Palmerah.