Em junho, Jacob Klintowitz foi anunciado curador do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), sob a nova presidência do empresário Jorge Landmann. Um dos projetos de Klintowitz era o de fazer um núcleo da escultura brasileira com obras que se tornariam parte do acervo da instituição. Dentro dessa proposta, foi instalada no dia 22 de novembro, no pátio aberto do museu (em área de 7 mil metros quadrados nos Jardins), uma nova escultura, ''A Grande Torre'', feita por Caciporé Torres. O artista, que doou a obra ao MuBE, está orgulhoso de seu feito. ''Dá para ver a escultura da rua mesmo, da Avenida Europa'', diz.
''O MuBE estava em uma crise muito grande e o Klintowitz me fez o convite. Desenvolvi essa peça para dar uma força para o museu'', conta Caciporé, que criou a ''Grande Torre'', com quase 5 metros de altura, feita em ferro fosfatizado, especialmente para a ocasião e sem ajuda de terceiros, como enfatiza. Além de se orgulhar de ter ajudado a instituição, Caciporé se define como ''um dos escultores que mais tem obras públicas'' pelo País. ''Tenho umas 80 obras em espaços abertos e em muitas instituições como o Masp, a Pinacoteca, o Centro Cultural São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado, Museu de Arte Moderna...'', enumera ele. '
''Gosto muito de trabalhar peças em relação com o espaço arquitetônico'', completa Caciporé Torres, que se diz um criador ''autêntico'', que participou de 9 Bienais de São Paulo e que ganhou 5 prêmios (entre eles, 2 como melhor escultor do ano, em 1980 e 1982, pela Associação Paulista de Críticos de Artes).
O artista, com longa trajetória (nasceu em Araçatuba, em 1935), afirma que não gosta de ''intelectualizar a arte''. ''O que faço é exteriorizar a sensibilidade nas peças'', diz. Segundo Caciporé, em um País em que não há uma tradição cultural, colocar uma escultura em um espaço aberto e público é uma atitude importante, ''cria-se um acontecimento''. Promove-se, também, a oportunidade de mais pessoas entrarem em contato com uma obra de arte.
Caciporé levou dois meses para realizar a ''Grande Torre''. ''A escolha do lugar para colocá-la foi feita em conjunto com a diretoria do MuBE'', diz. ''É um espaço muito bonito o do museu. Tenho uma relação interessante com essa instituição, fui o primeiro expositor individual do MuBE, quando sua construção ainda estava sendo terminada.''