Toquinho, Ivan Lins e MPB4(abaixo): ícones da música brasileira se juntam no palco para um show memorável
Toquinho, Ivan Lins e MPB4(abaixo): ícones da música brasileira se juntam no palco para um show memorável | Foto: Marcos Hermes e Divulgação



Eterno parceiro de Vinícius de Moraes, com quem divide a autoria de sucessos que têm atravessado gerações, Toquinho decidiu comemorar cinco décadas de trajetória artística ao lado de grandes amigos. Dividindo o palco com Ivan Lins e o grupo MPB4, o autor de "Aquarela" tem rodado o País com o show '50 Anos de Música'. Espetáculo que será apresentado em Londrina nesta quarta-feira, às 22 horas, na Villa Planalto, com apoio do Grupo Folha de Comunicação.

No palco, Toquinho, com seu violão inigualável alia técnica virtuosismo e sensibilidade em sucessos como "Aquarela" e "Samba de Orly". Mestre das harmonias, Ivan Lins mostra canções de sucesso internacional como "Dinorah" e "Começar de novo". Já o grupo vocal MPB4 - formado por Dalmo Medeiros (voz e percussão), Milton Santos Filho (voz e violão), Aquiles Rique Reis (voz e percussão) e Paulo Malaguti (voz, teclado e percussão)- apresenta músicas inesquecíveis como "Amigo é pra essas coisas" e "Roda viva". Juntos, os artistas prometem surpresas musicais e deliciosas histórias de tantos anos de sucesso nos palcos do Brasil e do mundo.

Imagem ilustrativa da imagem A arte do encontro



Os artistas se alternam entre momentos solo e outros dividindo o palco. Atuando juntos ou separados, o show flui numa constante parceria. "O MPB4 abre o show, aí eu entro, faço algumas canções com eles, fico no palco para minha parte solo e depois me encontro com o Ivan em mais algumas músicas, deixando o palco para ele. No final do espetáculo, todos nos juntamos em mais duas ou três canções. Um dos pontos altos do espetáculo é um divertido pot-pourri de músicas infantis que faço com o MPB4", comentou Toquinho em entrevista à FOLHA (leia nesta página).

O espetáculo estreou ano passado em São Paulo, e vem esgotando as entradas por onde passou. Os músicos já foram companheiros de cena em outras ocasiões. Toquinho tocou com o MPB4 muitas vezes, tendo, inclusive gravado um CD e DVD juntos em 2008 ("Toquinho e MPB4 – 40 anos de música"). Com Ivan Lins a parceria aconteceu há pouco tempo, cerca de dois anos, embora já tivessem tido outros encontros esporádicos. Mas é a primeira vez que um projeto coloca os três artistas juntos no mesmo palco.

Imagem ilustrativa da imagem A arte do encontro




Para Toquinho, músicos se unem pela Bossa Nova

Como surgiu a ideia deste show 50 Anos de Música?
Na verdade, há mais ou menos quatro anos que estamos apostando nesses encontros de artistas para realizar shows para públicos maiores. Não se deve exatamente a uma comemoração específica, e sim uma coincidência de interesses artísticos, apesar de que 50 anos de carreira é uma marca que contribui para isso. Minhas apresentações com o MPB4 começaram antes de meus shows com o Ivan Lins. Depois percebi que poderia juntar todos no palco pela sincronia musical que nos caracteriza. E resultou num show cuja dinâmica melódica se completa pelo bom humor alicerçado na longa amizade que nos une. Eles não poderiam, pois, ficar de fora nesse momento de minha carreira.

Em meio a tantas canções de sucesso, qual foi o critério usado para selecionar as músicas para este espetáculo?
A quantidade de sucessos até facilita, pois sabemos que em tudo o que se cantar, teremos o público nos acompanhando e vibrando com canções que de alguma forma já tocaram seus corações. Impossível deixar de fora "Tarde em Itapoã", "Que Maravilha", "Madalena", "Lembra de Mim", "Roda Viva", "Amigo é Pra Essas Coisas".


Na sua avaliação, quais elementos favorecem a harmonia sonora entre artistas com diferentes vertentes no palco?
Pertencemos a uma geração privilegiada, que carrega em sua trajetória musical, ao longo do tempo, toda a beleza da estrutura melódica da Bossa Nova. Soubemos conservar essa qualidade através das várias gerações e das muitas tendências musicais, conservando as características essenciais da Bossa Nova em nossa obra, fazendo com ela se perpetue no tempo e no espaço musical sem perder seu valor inconfundível e vitalício, inclusive o cenário internacional.

Sua trajetória é marcada por grandes parcerias, sendo a mais famosa delas com Vinicius de Moraes. Como aconteceu esse encontro musical com o Poetinha?
Nossa amizade extrapolou a relação profissional. Não se sabia mais quem era o filho, o pai, o neto ou o avô. Em muitos aspectos, Vinicius era muito mais jovem do que eu. Para nós, trabalhar as canções passou a ser uma séria brincadeira. Era um prazer redobrado curtir os acordes que surgiam, procurar a palavra adequada. Vinicius era um grande músico, tinha um ouvido interno aguçado. Às vezes, ao me ouvir dedilhar improvisos, ele me alertava: "Toco, você acabou de deixar passar uma música". Aí eu recuperava aquele trecho e surgia uma nova canção. Para nós, a vida estava sempre antes da arte. Viver o cotidiano sempre foi a fonte principal de nossa inspiração. E algumas paixões contribuíram como fonte principal ou complemento para o surgimento dessas canções. Somente uma grande amizade propicia essa ventura. Nossa música carrega a marca da simplicidade.

Serviço:
Show 50 Anos de Música, com Toquinho, Ivans Lins e MPB4
Quando – Quarta-feira (11), às 22 horas
Onde – Villa Planalto (Av. Tiradentes, 6.429)
Quanto – R$ 154 (cadeira promocional) a R$ 2.024(mesa para 8 pessoas)
Pontos de venda – Óticas Matsumoto, Sueko Joias, Super Fit Suplementus, Pão Pérola Sim 43 (Cambé), Edu Calçados (Apucarana), Rádio Graúna FM (Cornélio Procópio)ou pelo site www.minhaentrada.com.br.