Fernanda Montenegro abre o festival com a leitura dramática "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", no Teatro Guaíra, em única apresentação aberta ao público
Fernanda Montenegro abre o festival com a leitura dramática "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", no Teatro Guaíra, em única apresentação aberta ao público | Foto: Fotos: Divulgação



A provocação pede passagem de hoje a 9 de abril pelos palcos, espaços alternativos e ruas da capital paranaense com as 26ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC 2017) que trará mais de 350 atrações, sendo 38 da Mostra. A missão de abrir os trabalhos desta edição é da atriz Fernanda Montenegro que fará a leitura dramática "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", no Teatro Guaíra, em única apresentação aberta ao público. No dia seguinte, apenas estudantes de artes cênicas que conseguirem retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo, no Teatro Bom Jesus, poderão assistir de forma gratuita a ação dirigida aos atores em formação.

O diretor e idealizador do FTC, Leandro Knopfholz, explica que junto ao incontestável valor da atriz, Fernanda Montenegro, a participação dela logo na abertura representa muito das questões que serão abordadas pelas produções que integram os espetáculos selecionados para este ano, e que contam com a curadoria dos atores e diretores Guilherme Weber e Marcio Abreu. "Deu muito certo a experiência de curadoria iniciada na edição do ano passado, porque tanto o Guilherme quanto o Marcio traduzem esse olhar mais amplo de quem é daqui olhando para o mundo com muita competência. O mote escolhido para o Festival, aforismo do "Manifesto Antropofágico – só me interessa o que não é meu" – traz uma série de reflexões sobre os temas que estão na agenda dos tempos atuais da nossa sociedade como o transgênero, o empoderamento feminino e o corpo como ferramenta e a nossa relação com o envelhecimento dele", apontou. Weber, que percebe no autor do "Manifesto", Oswald de Andrade, a ousadia e o feminino, acrescenta ainda que o foco da curadoria foi na máxima de que "o grande pensamento inspirador é a alteridade".

Fernanda Torres em "A Casa do Budas Ditosos": o erotismo da obra de João Ubaldo Ribeiro no palco
Fernanda Torres em "A Casa do Budas Ditosos": o erotismo da obra de João Ubaldo Ribeiro no palco



Sobre a expectativa de como será a reação do público, o ator e diretor conta que acredita no "mergulho no que é novo, porque é do outro e porque, parodoxalmente, também nos pertence". Para ele,os espetáculos convidados para a Mostra Oficial compõem um painel dos "temas mais urgentes de nossos tempos". "Isso é a arte refletindo o seu tempo e esperamos que sirva para o público curitibano refleti-los também".

Na visão de Weber, além da transformação do público com a safra do FTC 2017, a curadoria também buscou trabalhar a transformação do artista. "Provocando a produção dos artistas, como fizemos com Denise Stoklos, que vem revisitando o repertório do seu Teatro Essencial a convite do Festival de Curitiba, viabilizando a produção dos artistas, como fazemos com o André Masseno, que estreia em co-produção com o Festival a sua nova performance, "Louca Pelo Cheiro do Mar" e ressignificando o trabalho dos artistas, como por exemplo o convite para "Sete Conto" solo escrito e protagonizado pelo ator Luis Miranda que inserido nesta programação e pensamento, revela forte impacto político aliado ao humor fantástico".

Em tempos tão conturbados, o curador acredita que o sociedade pode ser melhorada por meio da arte. "Devemos pedir muito da arte. Ela sempre responderá com mais", assegura.

André Masseno traz "Louca pelo Cheiro do Mar: performance é uma co-produção com o Festival de Teatro de Curitiba
André Masseno traz "Louca pelo Cheiro do Mar: performance é uma co-produção com o Festival de Teatro de Curitiba



ATRAÇÕES
Dentre os atores de projeção nacional que se apresentarão durante o FTC 2017 estão : Fernanda Torres, Andrea Beltrão, Camila Pitanga, Caio Blat, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz e Marcelo Serrado. Das 38 atrações da Mostra, três são internacionais – "Moçambique", "Olympia" e "O Que Podemos Dizer do Pierre". Haverá oito estreias nacionais: "Blank", "Eu Sou", show de Gaby Amarantos, "Louca Pelo Cheiro do Mar" e os cinco espetáculos que integram a II Curitiba Mostra. Além de Gaby Amarantos, Mart’nália apresenta seu novo show "+Misturado".

FRINGE
O Fringe, recorte do festival com participação livre, sem curadoria, e que completa 20 edições, terá 11 mostras especiais – uma delas portuguesa, com 5 espetáculos. Ao todo, são 303 montagens em cartaz, 45 delas com apresentações de rua. Serão 66 espetáculos grátis no Fringe. O público poderá pagar o que quiser para assistir em 41 atrações, no conceito "pague quanto vale", lançado ano passado pelo Ave Lola Espaço de Criação.

Os eventos simultâneos completam o leque de atrações do Festival: Gastronomix - com atrações gastronômicas -, MishMash - uma programação para a família -, o Guritiba - com espetáculos voltados para o público infantil - e o Risorama - com apresentações de stand up comedy. O Guritiba traz os projetos sociais Olhar Atento, Teatro Portátil e Buzum que serão apresentados em instituições beneficentes para crianças. E também terá uma divertida feira de ciências, a Xperience.
O FTC 2017 contará com o Movva, com apresentações de 5 atrações de dança.

Serviço
A bilheteria oficial está no ParkShoppingBarigüi e os ingressos também podem ser comprados no site do Festival e no aplicativo "Festival de Curitiba 2017".