De sexta (3) a domingo (5) acontece a 8ª edição do Festival Capstyle de Graffiti de Londrina, o evento terá as suas principais atividades concentradas no Aterro do Lago Igapó e contará com uma programação repleta de oficinas para crianças e adultos.

Já são cerca de 20 anos de graffiti na cidade e a ideia é deixar essa arte com um aspecto cada vez mais inovador e popular. Neste ano, o principal foco é mobilizar adolescentes, adultos e crianças com oficinas e pinturas em telas para fazerem parte de uma exposição coletiva.

O evento receberá 48 artistas de diversas localidades do Brasil, que irão fazer algumas produções autorais de estilos variados durante os dias do festival. "Vamos fazer uma ligação direta entre a arte e a natureza, ocupando os espaços públicos de forma criativa, e levar arte para todos. Usaremos telas em MDF e após o festival vamos doar as pinturas para as escolas públicas e instituições sociais de Londrina contribuindo assim para a divulgação da arte junto a educação dos jovens", conta Carão, um dos organizadores do evento.

O graffiti eche a cidade de cor, dando nova dimensão à vida urbana
O graffiti eche a cidade de cor, dando nova dimensão à vida urbana | Foto: Carão

Entre os participantes, está o grafiteiro Thiago Junior de Souza, mais conhecido como Thiagu Agu, que está participando pela quarta vez do festival, além de, agora, integrar também a organização. ”Neste ano a minha participação será somente no final do festival, também estou participando para angariar e ajudando na organização, além de colaborar na produção de um painel."

O grafiteiro ainda fala dos benefícios que este tipo de festival traz para Londrina. : "O que seria benéfico é desmistificar e demonstrar que a arte e a produção não são atos de vandalismo. Somos responsáveis, e muitas vezes, as pessoas associam isso apenas ao grafite ilegal, mas nosso tema e propósito são diferentes. O grafite é uma forma de crítica social, mas buscamos abordá-lo de maneira distinta, buscando novas abordagens e agregando mais pessoas. Trabalhamos a qualquer hora do dia para melhorar o ambiente e proporcionar experiências positivas, para que as pessoas compreendam o verdadeiro significado do grafite", diz.

8º Festival de Graffiti de Londrina vai levar a arte a espaços públicos; algumas obras produzidas em telas de MDF serão doadas a escolas  e entidades sociais da cidade
8º Festival de Graffiti de Londrina vai levar a arte a espaços públicos; algumas obras produzidas em telas de MDF serão doadas a escolas e entidades sociais da cidade | Foto: Carão/ Divulgação

AFINAL, COMO COMEÇOU O FESTIVAL?

A primeira edição do festival aconteceu em 2004, como um encontro de artistas locais onde foram realizadas pinturas no muro do antigo prédio Aero Circus no cruzamento da rua Delcídio Pereira com a av. Higienópolis. Em 2011, o evento ganhou destaque após grafitar nos muros do Cemitério São Pedro no centro da cidade, para realizar este trabalho foi necessário a colaboração de 25 artistas, e foi a partir deste ano que foram implementadas as oficinas para a comunidade.

No ano de 2017 houve novamente uma concentração no Cemitério São Pedro, porém desta vez teve a participação de 40 artistas, tornando o evento um dos maiores festivais de graffiti do estado do Paraná. Em 2019, ele cresceu e conta agora com a participação de artistas internacionais.

Em 2021, logo após a pandemia da Covid-19, o evento volta marcando presença na zona norte da cidade, ocupando mais de um quilômetro de arte espalhada pelos muros do Cemitério Jardim da Saudade. Na última edição do evento foi lançado um livro mostrando o resultado das edições de 2021 e 2022, além das atividades que levaram arte para o muro da empresa de transporte coletivo Grande Londrina.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO:

8ª Festival de Graffiti de Londrina

Quando: De sexta-feira (3) a domingo (5)

Onde: Aterro do Lago Igapó

Patrocínio: Viação Garcia/ Brasil Sul. Biggs. The Best Açaí; Wats; FuriosoEnergy Drink; Rei da Rua Burges; Idealiza; Egg; Londri Tintas; ALC/ Associação Londrinense de Circo; Art Cans

Apoio: Prefeitura de Londrina; Secretaria Municipal de Cultura; Codel - Instituto de Desenvolcimento de Londrina; Coletivos Transportes Grande Londrina; Guarda Municipal; ACESF; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Educação

Gratuito

Mais informações: @capstylefestival