Aos 86 anos, a escritora Ruth Rocha continua brindando o mercado da literatura infanto-juvenil com novos livros. Ela lança em 18 de março, em São Paulo, a coleção "Coisinhas à toa que deixam a gente feliz". São quatro volumes, com 32 páginas cada, dois de autoria de Otávio Roth e dois inéditos de Ruth, em edição especial e limitada. Compostos por 24 versos e ilustrados por Mariana Massarani, os livros revelam e valorizam os pequenos prazeres cotidianos, como cheirar mato molhado, estourar plástico bolha e vestir pijama de flanela.
Quem foi criança no Brasil nas últimas décadas certamente conhece a história do menino que, um dia, resolveu inventar uma nova linguagem para se comunicar com as pessoas. "Marcelo, Martelo, Marmelo", um clássico da escritora Ruth Rocha, é sua obra mais conhecida, tendo vendido mais de dez milhões de exemplares desde que foi lançado. A autora, que completou 86 anos no dia 2 de março, também está comemorando 50 anos de carreira.
Há cinco décadas, uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira infantil vem divertindo e emocionando gerações com suas histórias baseadas em assuntos cotidianos que ganham vida nas páginas dos livros. Pela rica contribuição à formação de milhares de crianças ao longo dos anos, Ruth Rocha merece uma grande festa.
Personagens célebres como as tão diferentes amigas Terezinha e Gabriela, as borboletas Romeu e Julieta – que no final da década de 60 já falavam às crianças sobre tolerância e diversidade -, a turma do Catapimba, tão identificada com os acontecimentos da infância que muitas vezes passam despercebidos pelos adultos, o Reizinho Mandão, o Ventinho que quer participar de uma festa na escola e o camaleão que aprende a duras penas que não dá para agradar todo mundo, em "Bom dia, todas as cores", são apenas alguns exemplos do vasto universo da autora.
Para os escritores que começam a se aventurar pela literatura, ela ensina que os melhores autores são os mais sinceros consigo mesmo. "Devem escrever o que acreditam e não ir atrás de modismos. As vendas vêm quando os livros são bons", garante. Outra dica importante é ler muito. "Quem lê forma estilo. Escritor que não gosta de ler é impossível."

No dia 18 de março, Ruth Rocha lança a coleção "Coisinhas à toa que deixam a gente feliz", em São Paulo.

Um clássico da escritora Ruth Rocha, vendeu mais de dez milhões de exemplares desde que foi lançado, em 2011.

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional