Um Canto em Cada Canto: projeto já beneficiou mais de dez mil crianças em 15 anos de existência
Um Canto em Cada Canto: projeto já beneficiou mais de dez mil crianças em 15 anos de existência | Foto: Gina Mardones / Arquivo Folha



O projeto "Educação Musical através do Canto Coral – Um Canto em Cada Canto", que este ano comemora 15 anos, fará mais dois concertos musicais, hoje(27) e amanhã (28), às 20 horas, no auditório da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina (Espaço Esperança). Com o tema "É Dia de Festa", irão se apresentar, no total, 1.050 estudantes das 19 escolas municipais que são atendidas atualmente pelo projeto. São crianças do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 8 e 12 anos, que participam de uma prática educativa de iniciação musical por meio do canto em grupo dentro do ambiente escolar. As apresentações serão compostas por 13 músicas, que passam por temas brasileiros e incluem peças de música japonesa, africana, uma canção com batidas de rap. A entrada é gratuita.

Oleide Lelis, coordenadora pedagógica do projeto - idealizado juntamente com professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e regente Lucy Maurício Schimiti, diz que, em todos estes anos, o projeto oportunizou a quase dez mil crianças o primeiro contato com a música, abrindo seus horizontes e apresentando novas possibilidades na vida. "Um Canto em Cada Canto é realizado em escolas municipais de Londrina com crianças que, em sua maioria, nunca tiveram ou nunca teriam a chance de aprender música." Isso porque, apesar de a Educação Musical ser obrigatória nas escolas de educação básica, instituída por lei que entrou em vigor em 2012, ainda está longe de ser implantada na totalidade. Desde seu início, em 2002, o projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Os alunos são orientados por 13 monitores, entre regentes e pianistas, especialistas em música, o que permite o contato com processos de apreciação, criação e execução musical. Porém, mais do que o contato e vivência com a música e o seu desenvolvimento cognitivo, as crianças passam a apresentar mudanças positivas de comportamento, pois, a educação musical reflete diretamente em disciplina, atenção, concentração, respeito e responsabilidade. E, sem dúvidas, a autoestima fica em evidência, sobretudo, no período de apresentações. Em 2016, o projeto ampliou o atendimento às escolas através de convênio firmado entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Cultural Um Canto em Cada Canto, detentora do projeto. Com isso, outras oito unidades escolares começaram a participar das atividades do projeto, passando a atender, aproximadamente, mais 700 alunos ao ano.

Serviço:
É Dia de Festa – Um Canto em Cada Canto
Quando: Hoje (27) e amanhã (28)
Onde: 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina (Espaço Esperança), na av. Celso Garcia Cid, 747), às 20 horas
Quanto: Gratuito