"É incrível subir no pódio aqui. Fico muito orgulhoso de ver as bandeiras da país em todos os lugares", afirmou o piloto da Mercedes
"É incrível subir no pódio aqui. Fico muito orgulhoso de ver as bandeiras da país em todos os lugares", afirmou o piloto da Mercedes | Foto: Andrej Isakovic/AFP


Silverstone - O inglês Lewis Hamilton não deu chance aos adversários no GP da Inglaterra de Fórmula 1. Com o apoio dos torcedores durante a semana, ele foi o mais rápido nos treinos livres, garantiu a pole e venceu neste domingo (16) de ponta a ponta com direito a volta mais rápida da prova realizada no circuito de Silverstone.

"Não consigo descrever o sentimento de vencer em casa. É incrível subir no pódio aqui. Fico muito orgulhoso de ver as bandeiras da país em todos os lugares. A torcida nesta semana foi imensa e estou realmente orgulhoso em poder retribuir isso tudo. Tenho que agradecer todos os torcedores que nos apoiaram e o esforço da equipe. O Valtteri (Bottas) também fez um excelente trabalho e, por isso, o final de semana foi perfeito para a gente", comemorou.

Com a vitória, Hamilton chegou aos 176 pontos e agora está a apenas um de distância do líder Sebastian Vettel, que teve o pneu furado na última volta e caiu do terceiro para o sétimo lugar. Bottas, que largou em 9º, terminou em segundo lugar. Kimi Raikkonen, que vinha na segunda colocação, também teve o pneu furado e terminou em terceiro.

"Tive sorte no final de semana. Mas, primeiramente preciso destacar o trabalho excepcional da equipe. Fiz uma boa largada e depois consegui abrir uma boa distância em relação ao Kimi. Depois ouvi que alguns carros tiveram os pneus furados. Então, nas últimas voltas, diminui o ritmo porque sabia que os outros estavam tendo problemas", analisou Hamilton.

Foi a quinta vitória do piloto da Mercedes em Silverstone, sendo a quarta consecutiva. Com isso, ele empatou com o compatriota Jim Clark e com o francês Alain Prost como os maiores vencedores do circuito inglês.

Questionado sobre o embalo na briga pelo título, Hamilton foi cauteloso. "O plano é esse (conquistar o campeonato). O plano é esse. Mas, até lá, tem muito chão pela frente". A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá em Budapeste, palco do GP da Hungria, em 30 de julho.

Imagem ilustrativa da imagem VELOCIDADE - Para inglês ver



PNEUS

A Pirelli explicou que as falhas de pneus que fizeram os dois pilotos da Ferrari, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, perderem posições nos momentos finais do GP da Inglaterra foram diferentes. O finlandês vinha em segundo lugar quando teve um furo no pneu e foi obrigado a parar e, ainda assim, chegou em terceiro.

De acordo com a empresa, a borracha do pneu de Raikkonen se desgastou totalmente, causando uma perda de pressão interna. Já Vettel teve uma delaminação, que pode ter sido causada por algum detrito na pista.

"Acho que foi uma surpresa para nós dois. Não acho que deveria culpar alguém. A sensação era de que os pneus estavam ok e acabou acontecendo comigo e com Kimi, cujos pneus eram cinco ou seis voltas mais novos", apontou Vettel.