Tubarão eterno
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de dezembro de 2016
Lucio Flávio Cruz<br>Reportagem Local 

O presente de um clube de futebol se constrói muito pelo que se fez no passado. Preservar a história e reverenciar seus ídolos são passos decisivos para inspirar as novas gerações e edificar um futuro ainda mais promissor.
O Londrina deve inaugurar, em breve, seu memorial - a data da inauguração ainda não está oficializada. O espaço, que pretende mostrar os grandes momentos dos mais de 60 anos da história alviceleste, está sendo construído no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) e vai homenagear um dos seus mais queridos funcionários: Edson Henrique dos Santos, o administrador da casa azul e branca.
Sem um local adequado para registrar a sua história, muitos objetos, como troféus, camisas, fotos e bolas se perderam ao longo do tempo, fruto também da incapacidade e do desinteresse de ex-dirigentes. "Acreditamos que com este espaço, automaticamente, vai se criar uma obrigação de preservar o que nunca foi cuidado. Teremos condições de manter a história viva", afirmou o presidente do LEC, Felipe Prochet.
O memorial vai contar, década por década, as conquistas do LEC com som e imagem, além de objetos históricos como o primeiro uniforme utilizado em 1956 e as taças das principais conquistas como os quatro estaduais e a Taça de Prata, em 1980. Os artigos são do acervo particular do clubes e de doações de torcedores.
"Recebo com muita gratidão esta homenagem, principalmente por nunca querer algo em troca pelo que fiz pelo clube. Sempre fiz as coisas por gostar e pelo carinho que tenho pelo Londrina", afirmou Edson Henrique.
O Londrina recebeu o auxílio de uma equipe do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, que ajudou na separação, catalogação e disposição das peças que ficarão expostas no memorial. De acordo com o historiador Osvaldo Fiorato Júnior, o clube não tinha o seu arquivo histórico organizado e muitos objetos estavam guardados em locais impróprios, o que resultou na perda de materiais com o tempo.
"Troféus das décadas de 1950 e 1960 estavam bem deteriorados e fizemos uma limpeza específica, em virtude da oxidação. Encontramos troféus sem placas de identificação e muitos objetos sem saber da origem e de como eles chegaram no clube. Infelizmente, o LEC foi se preocupar com a sua memória apenas recentemente", ressaltou.
De acordo com Prochet, em um primeiro momento, o Memorial do LEC funcionará dois dias da semana e as visitas serão monitoradas por funcionários do clube. "Esperamos que a partir da inauguração da loja, o local fique aberto todos os dias", frisou o presidente. O memorial fica anexo a sede administrativa do VGD e está ao lado de onde será instalada a loja oficial do clube.


