J.Malucelli (fora), Coritiba (casa), Cianorte e Maringá (fora) e Londrina (casa). A dura sequência nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Paranaense não assustou o técnico do Arapongas, Lio Evaristo. "Achei que ficou bacana. Vamos fazer cinco jogos muito difíceis, sendo três deles fora, e dois em casa, mas depois na reta final teremos mais jogos em casa, o que poderá ser decisivo em nosso favor", avaliou.
O comandante, que inicia sua terceira passagem pelo clube, já traça até estimativa de pontuação para garantir uma vaga no mata-mata. "Acredito que com 18 pontos dá para classificar, com seis vitórias, dá para ficar tranquilo", contabilizou o treinador, reiterando que o valor do "fator casa" ficou ainda maior após a mudança na fórmula de disputa do torneio. "Temos que fazer o dever de casa, mas só isso também não será suficiente, será preciso somar pontos fora. Na verdade, não tem muito segredo, tem que ganhar", emendou.
O Arapongas iniciou seus treinamentos há oito dias. A comissão técnica tem priorizado os trabalhos físicos com os 16 atletas que já iniciaram os treinos. Destes, apenas seis são remanescentes da temporada 2013: o goleiro Edson, os meio-campistas Jean, Lucas Silva, Rui e Rafael Mineiro, e o atacante Lucas Guma. "Já temos mais dois zagueiros, um volante, um lateral e dois atacantes contratados, que devem chegar nos próximos dias", revelou o diretor de futebol, Sidiclei Menezes. "Para o ano que vem, mudamos um pouco a nossa filosofia e a ideia é ter um elenco mais jovem, com um time rápido e forte, como prega o futebol moderno", citou Lio Evaristo.
Outras equipes também já se movimentam visando o início do estadual, dia 19 de janeiro. O Maringá Futebol Clube, novo nome do Grêmio Metropolitano, que subiu este ano da Segundona, manteve o técnico Claudemir Sturion e segue reforçando a equipe. Já foram anunciados o zagueiro Marcelo Felber (ex-Arapongas), o volante Serginho (ex-Londrina), e os atacantes Gabriel "Barcos", que veio do Audax (SP), e Beto Cachoeira, que estava no futebol turco. Os maringaenses recebem o Coritiba na abertura da competição.
O Toledo, que fez uma campanha ruim em 2013, anunciou no início desta semana que o ex-volante Paulo Foiani será o treinador. Neste ano, ele foi auxiliar de Paulo Turra no Operário. A apresentação do Toledo está marcada para o dia 1° de dezembro. A equipe estreia no estadual contra o Operário, fora de casa.
No Prudentópolis, a base do time vice-campeão da Divisão de Acesso deste ano foi mantida. O técnico será o experiente Ivair Cenci. O Cianorte manteve o técnico Bagé, contratado na reta final do estadual deste ano, após a saída de Paulo Turra. A apresentação oficial da equipe será na próxima segunda-feira, dia 25.
Adversário do Londrina na estreia, o Rio Branco ainda não anunciou treinador, mas marcou a apresentação da equipe para o próximo dia 2.