Clube catarinense alegou irregularidade no arremesso lateral que resultou em um dos gols da vitória do Palmeiras no último domingo
Clube catarinense alegou irregularidade no arremesso lateral que resultou em um dos gols da vitória do Palmeiras no último domingo | Foto: Heuler Andrey/Dia Esportivo/Estadão Cont



Rio – O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Botelho Piacente, rejeitou ontem o pedido do Figueirense para impugnar a partida diante do Palmeiras, disputada no último domingo e válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Piacente considerou que o erro no lance que originou um dos gols da vitória do time paulista foi de interpretação do árbitro, o que não justifica uma eventual anulação do jogo. Ele mandou arquivar o caso.
Hoje, o STJD irá marcar a data do julgamento do caso envolvendo o clássico entre Fluminense e Flamengo, cujo resultado está momentaneamente suspenso por decisão do próprio presidente do tribunal.
No despacho que decidiu pelo arquivamento do pedido de impugnação feito pelos catarinenses, Piacente considerou que não houve erro de direito, condição necessária para anular uma partida. O presidente do tribunal analisou a prova de vídeo encaminhada pelo Figueirense e avaliou que ela "deixa evidente que o árbitro da partida (o mineiro Igor Junio Benevenuto) e seu assistente não interpretaram nenhuma irregularidade no arremesso lateral em questão, interpretando a jogada como normal". No texto, ele ressalta ainda que isso "afasta dolo ou intenção do árbitro em violar a regra".

A ação protocolada na última terça-feira pelo clube catarinense sustentava que a cobrança de Dudu fora feita em desacordo com o que manda a regra. "Não é uma questão interpretativa, mas um erro crasso. Pedimos anulação pelo lance de lateral que resultou no segundo gol. É uma medida legítima e legal", declarou o advogado do Figueirense, Ricardo Cordeiro.
Ronaldo Piacente, por sua vez, considerou que "houve uma interpretação errônea dos fatos e não um erro de direito". Assim, ele avaliou que o pedido não é suficiente para levar o caso para análise dos auditores do STJD e optou pelo arquivamento do pedido.

FLA-FLU
O julgamento do caso que pede a anulação do clássico entre Fluminense e Flamengo, disputado na semana passada em Volta Redonda (RJ), provavelmente será marcado para a primeira semana de novembro. Ontem, o clube rubro-negro entregou a sua defesa e a procuradoria do tribunal tem até amanhã para apresentar o seu parecer.

Por se tratar de um procedimento especial, o pedido de anulação da partida tem um trâmite diferente do habitual. O caso será analisado diretamente pelo Pleno do STJD, composto por nove auditores. Não haverá análise em primeira instância por uma das cinco Comissões Disciplinares. Desta forma, não caberá recurso ao que for decidido pelo colegiado.