Jardel e Germano voltam a forma a dupla de volantes ideal no meio-campo alviceleste
Jardel e Germano voltam a forma a dupla de volantes ideal no meio-campo alviceleste | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



Com mais da metade da Série B já disputada, o Londrina sabe que daqui para frente qualquer tropeço pode ser fatal na busca por uma vaga na elite do Brasileiro no ano que vem. Desperdiçar o mínimo possível de pontos a partir de agora é a meta alviceleste e por isso o jogo contra o Luverdense, no sábado (26), no estádio Passo das Emas, já é considerado decisivo.

Com 30 pontos em nono lugar, o LEC projeta ganhar pelo menos 11 dos 17 jogos restantes para chegar no fim da competição com uma vaga no G4. Em 2016, o Bahia somou 63 pontos e ficou com a quarta vaga para a Série A. O técnico Claudio Tencati prefere não revelar suas contas, mas admite que o returno será ainda mais difícil.

"A competição vai ficar mais exigente. É o desespero de quem está na parte de baixo e quer sair de lá, de quem está na zona intermediária e quer subir e de quem está lá em cima e não quer descer. Será uma gangorra de posições a cada rodada", avaliou.

Após 21 jogos, o alviceleste está a quatro pontos do G4 – o quarto colocado é o Ceará, com 34 pontos – e a sete da zona do rebaixamento – o 17º é o Santa Cruz, com 23. "O que sempre passo para os jogadores é que temos que nos manter no bloco da frente e no momento certo encaixar uma sequência, entrar no grupo dos primeiros, permanecer e brigar pelo acesso", apontou Tencati.

Se o campeonato promete ficar ainda mais disputado, até mesmo os jogos contra os times que lutam na parte de baixo da tabela precisam de uma atenção especial. No Londrina, todos admitem que a equipe terá muitas dificuldades no confronto em Lucas do Rio Verde.

O Luverdense é o 16º colocado, com 24 pontos, e só deixou a zona do rebaixamento no último jogo após passar 11 rodadas seguidas entre os quatro piores da competição. "Sabemos que será um confronto difícil. Eles têm uma boa equipe, apesar de estarem embaixo na classificação. Assistimos o último jogo deles em casa (vitória por 1 a 0 sobre o Juventude) e sabemos que eles são fortes lá", ressaltou o volante Jardel.

No ano passado, o Tubarão foi derrota em Lucas do Rio Verde por 2 a 1. Mesmo lutando contra o rebaixamento, o Luverdense conquistou 17 pontos em casa e só perdeu para o líder América. Em 10 partidas, acumula quatro vitórias e cinco empates. "Temos que nos manter um, dois pontos do G4. Acredito que o campeonato vai se decidir nas últimas rodadas. Neste momento temos que dar um gás para conseguir o objetivo", revelou Jardel.

O volante alviceleste comemorou o retorno do capitão Germano, que tem presença garantida no duelo de sábado. Germano ficou ausente de 13 partidas, em razão de uma lesão no tornozelo. "Ele é um jogador fácil de se adaptar e estava ansioso para formar esta dupla novamente. Espero que ele volte bem e não sinta mais a contusão. Ele é um jogador que merece respeito, que as outras equipes conhecem e por isso vai acrescentar muito na nossa equipe".