Assunção - A possibilidade de escalar três atacantes não passou de despiste por parte de Ricardo Gomes. Ele não colocará Fernandinho, Dagoberto e Washington desde o início para enfrentar o Nacional, do Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção. O São Paulo, porém, será agressivo. A necessidade de vencer fez o treinador armar um esquema para pressionar o adversário ainda no campo de defesa, mesmo jogando fora de casa.
A marcação começará na saída de bola com os atacantes e também com uma aproximação dos meias e volantes. A intenção é bem clara: induzir os paraguaios ao erro ou que essa bola seja rifada sem passar pelos homens de criação, facilitando o trabalho dos zagueiros Alex Silva e Miranda lá atrás.
De posse da bola, Ricardo Gomes pede inteligência aos jogadores. Em alguns momentos, o time terá de usar velocidade para aproveitar os espaços deixados pelo Nacional. Em outros precisará cadenciar, à espera do melhor momento.
''Acredito que teremos um jogo aberto, bem diferente do que seria normalmente pela necessidade das duas equipes'', afirmou o goleiro Rogério Ceni, que espera um rival agressivo, assim como o time pretende ser. ''Se marcaram pressão no México (na derrota para o Monterrey), por que seria diferente no Paraguai? Eles vão vir com tudo para cima, mas vamos tentar nos impor. O problema é que, às vezes, o adversário não deixa você repetir o que trabalhou.''

Mistério
Com todos os jogadores do elenco à disposição, Ricardo Gomes não deu qualquer pista do time que colocará em campo. Segundo Rogério Ceni, ele treinou duas formações. ''O que posso dizer é que não trabalhou com três atacantes de ofício.''
A tendência, no entanto, é que Cicinho atue como lateral-direito na primeira linha de quatro do 4-4-2, e não adiantado como meia. Richarlyson ficaria mais fixo na esquerda, possibilitando assim os avanços de Cicinho.
O meio de campo teria Jean e Rodrigo Souto na proteção da defesa formada por Alex Silva e Miranda, com Hernanes e Cléber Santana atuando na ligação com o ataque. Marcelinho Paraíba ficaria como segunda opção.
A certeza é que o São Paulo precisa vencer para ficar em situação mais confortável na Libertadores. E se convencer será melhor ainda. ''Cada jogo tem sua história e precisamos de duas coisas: da vitória e de jogar bem. Gostaria de falar que o nosso time evoluiu, mas temos de mostrar isso em campo'', disse Rogério Ceni.


EM ASSUNÇÃO

Nacional-PAR


Caffa; Peralta, Piris, Miranda e Mazacote; Melgarejo, Bordón, Riveros e Cáceres; Bogado e Aquino. Técnico: Ever Almeida

São Paulo


Rogério Ceni; Cicinho, Miranda, Alex Silva e Richarlyson; Jean, Rodrigo Souto, Cléber Santana (Fernandinho) e Hernanes; Dagoberto e Washington. Técnico: Ricardo Gomes

Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Estádio: Defensores Del Chaco
Horário: 19 horas (de Brasília)