São Paulo - Há 10 dias, Neymar e seu pai tiveram uma conversa com a diretoria santista. A mensagem foi clara: o clube não tem a menor intenção de vender o atacante nas duas próximas temporadas. O plano é que ele dispute a Copa do Mundo de 2014 ainda como jogador do Santos. Só depois disso ele estaria ''liberado'' para jogar na Europa.
Para surpresa até dos cartolas, o pai do atleta, também chamado Neymar, concordou. Disse não ter a menor pressa para que seu filho saia do País. O contrato do menino termina em 2014. A ideia é negociar uma renovação em 2012 para prolongar um pouco mais este acordo.
Neymar pai foi tão franco que chegou a dizer que não adianta simplesmente o Santos fechar uma venda para que a transferência se concretize. Teria de haver um acerto salarial superior ao que o Santos paga ou poderia pagar. Ou seja: Neymar só sai se receber mais, e no bolso.
Na Inglaterra, por exemplo, os impostos tiram cerca de 50% dos vencimentos do jogador de futebol. Numa hipotética transferência para o Reino Unido, se o Santos conseguisse igualar o valor líquido dos salários, a preferência da família de Neymar seria a de permanecer no Brasil.
O presidente santista Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro já decidiu que a única chance de Neymar deixar a Vila é se alguém depositar o valor da multa pela quebra de contrato. São 35 milhões (R$ 84 milhões). O Santos teria direito a 60% desse montante (R$ 51 milhões). Pode parecer uma bravata, mas é o que a diretoria teme que ocorra ainda neste ano se o garoto continuar apresentando o futebol envolvente das primeiras rodadas do Paulista.