São Paulo - Nada de disputa pelo título, muito menos pelo acesso. O encerramento do Campeonato Brasileiro da Série B, hoje, será marcado por uma disputa acirrada contra o rebaixamento. Ao todo, cinco times lutam para não ocupar as duas vagas restantes na zona da degola: Criciúma, Marília, Fortaleza, América-RN e ABC. Dois destes vão se juntar a CRB e Gama, já estão condenados à Série C de 2009.
Entre os ameaçados, quem está mais tranquilo é o ABC. Mesmo sem vencer há três jogos, o alvinegro potiguar, 14.º colocado com 45 pontos, só cai caso perca para o lanterna CRB, fora de casa, e América, Fortaleza e Marília vençam, sendo que o time paulista ainda precisaria tirar uma diferença de 10 gols no saldo.
A situação mais crítica é do Criciúma. Apesar de estar invicto há três rodadas, o time catarinense, atual 18.º colocado com 41 pontos, precisa vencer a Ponte Preta, em Campinas, e torcer para que Marília e Fortaleza, ambos em casa, não vençam Ceará e Brasiliense, respectivamente.
O Marília, 17.º colocado com 42 pontos também não depende de suas forças. Sem vencer há três jogos, o time do interior paulista tem de vencer e ficar na expectativa para que pelo menos um clube, entre Fortaleza e América-RN, não vença. Os dois dependem apenas de suas próprias forças para continuarem na Segundona.
O Fortaleza, que vem de vitória, fora de casa, sobre o Bragantino, é o 16.º, com 42 pontos, e encara o Brasiliense. Uma posição acima do Fortaleza, o América-RN, com 43 pontos, vem de derrota para o Barueri e recebe os reservas do Corinthians, campeão antecipado da competição.