Enquanto o Londrina ainda não definiu o seu planejamento no departamento de futebol para 2024, diversas equipes que vão disputar o próximo Campeonato Paranaense já estão em atividade e com os elencos montados.

Operário entra no Paranaense com a confiança de ter conseguido o acesso para a Série B do Brasileiro na próxima temporada
Operário entra no Paranaense com a confiança de ter conseguido o acesso para a Série B do Brasileiro na próxima temporada | Foto: (Foto: Danilo Schleder/Zimel Press/Folhapress

Vice-campeão em 2023, o FC Cascavel foi a primeira equipe a iniciar a preparação e voltou aos treinos no dia 14 de novembro. A equipe do Oeste fez 15 contratações e manteve alguns jogadores da última temporada. Comandado pelo técnico Leston Jr., o Cascavel em 2024, além do Paranaense, vai disputar a Copa do Brasil e a Série D.

Quem também tem calendário cheio no ano que vem é o Maringá, que aposta na manutenção do trabalho do técnico Jorge Castilho, no clube desde 2020. A equipe da Cidade Canção trouxe de volta alguns jogadores que estavam emprestados e iniciou a pré-temporada no último dia 27.

Casos do lateral-direito Kauan Sales, o zagueiro Wesley, o meia Serginho e os atacantes Mirandinha e Robertinho. Assim como no ano passado, o Maringá vai disputar um torneio amistoso de preparação para o Estadual, que começa nesta quarta-feira (13), ao lado do Cianorte, Galo Maringá e PSTC.

O Cianorte também voltou aos treinos no dia 27 sob o comando do novo treinador: Zé Roberto Lucini. No total, o Leão do Norte fez 15 contratações. O time herdou a vaga do Athletico, via estadual, na Copa do Brasil, e vai jogar também a Série D do Brasileiro.

De volta à Série B e adversário do Londrina na estreia do Paranaense, o Operário começou a preparação em 16 de novembro e manteve no comando o técnico Rafael Guanaes. O Fantasma conseguiu segurar a base que jogou a Série C e ainda se reforçou. Entre as novas contratações estão o volante João Denoni, os meias Rodriguinho e Neto Paraíba, o volante Jacy e o centroavante Ronaldo As equipes do Galo Maringá e o São-Joseense também já iniciaram a preparação para o Estadual.

Vindos da Divisão de Acesso, PSTC e Andraus querem surpreender na competição. O time de Campo Largo ganhou o título da segunda divisão e vai disputar a elite do futebol paranaense pela primeira vez. A equipe vai mandar os seus jogos na Vila Capanema. Após ter sido rebaixado em 2020, o PSTC retorna à elite do nosso futebol e seguirá jogando no estádio Álvaro Alves, em Alvorada do Sul.

Com o fim da Série A do Brasileiro, Atlhetico e Coritiba deram férias aos jogadores e retomam as atividades em janeiro. A dupla Atletiba deve começar o Paranaense com equipes sub-23. Já o Londrina, mesmo com o fim da parceria com a SM Sports, ainda não tem uma programação de retomada dos treinamentos. O clube busca um novo gestor para poder contratar treinador e montar o elenco. A tendência é que o alviceleste só retorne aos treinos a partir de 3 de janeiro.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'.Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068