São Paulo- A 123ª edição do Campeonato Paulista começa neste fim de semana e os quatro times grandes que estarão na disputa vão encarar diferentes níveis de cobranças. Enquanto palmeirenses e são-paulinos ainda gozam da tranquilidade proporcionada pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente, o rebaixamento do time santista no nacional —o primeiro de sua história— e o sufoco enfrentado pela equipe corintiana para evitar o mesmo desfecho obrigam as duas formações alvinegras a darem uma resposta imediata para suas torcidas.

O Corinthians se desfez de Renato Augusto, Gil e Fábio Santos,  Bruno Méndez e Cantillo. O jovem Moscardo, 18, está sendo vendido ao Paris Saint-Germain por 22 milhões de euros (R$ 117 mi). Para reforçar o elenco de Mano Menezes,  chegaram os zagueiros Félix Torres, 27, e Gustavo Henrique, 30, os laterais Hugo, 26, Palacios, 24, e Matheuzinho, 23, o volante Raniele, 27, e o meia Garro, 26.

No Santos, ao menos 14 jogadores já estão com suas saídas praticamente confirmadas. Mais do que um bom Campeonato Paulista, o objetivo do Santos neste ano é formar um elenco capaz de devolver o clube à elite do futebol nacional. Para isso, o técnico Fábio Carille foi repatriado do Japão. O clube aposta em nomes experientes: o zagueiro Gil, 36, os laterais Hayner (28), Jorge (27) e Aderlan (33), os meias Giuliano (33), Diego Pituca (31), Cazares (31), João Schmidt (30) e Otero (31) e os atacantes Willian Bigode (37) e Marcelinho (21).

APOSTA NA MANUTENÇÃO

Atual campeão paulista e brasileiro, o Palmeiras inicia 2024 novamente favorito a brigar pelos títulos de todos os campeonatos que disputar. O principal "reforço" foi a renovação do contrato do técnico Abel Ferreira, agora com vínculo até 2025. O único reforço é o atacante Caio Paulista, 25, ex-São Paulo.

Já o São Paulo perdeu o técnico Dorival Júnior para a seleção brasileira. Para o lugar dele, a diretoria apostou em Thiago Carpini, 39, técnico que terá sua primeira experiência em um clube de expressão. Antes da mudança de treinador, a diretoria já havia contratado o atacante Erick (26), o meia Damián Bobadilla (22) e volante Luiz Gustavo (36).

JOGOS

O Santos enfrenta o Botafogo neste sábado (20), às 18h, em Ribeirão Preto. Já o São Paulo encara o Santo André, às 20h, no Morumbi. No domingo 21), o Palmeiras joga contra o Novorizontino, às 16, em Novo Horizonte. E o Corinthians recebe o Guarani, às 18h, na Neo Química Arena. Como em anos anteriores, o Paulista foi dividido em 4 grupos com 4 equipes cada (times enfrentam só adversários de outros grupos num total de 12 jogos. Os dois primeiros de cada chave se enfrentam nas quartas de final em jogo único. Os vencedores avançam para a semifinal também em jogo único. Os dois classificados fazem a final em dois jogos.