Imagem ilustrativa da imagem Paranaenses na seleção



São Paulo - O técnico Tite anunciou nesta quinta-feira (19) a lista de convocados da seleção brasileira para o amistoso contra a Colômbia, que será disputado em 25 de janeiro, no Engenhão, no Rio, e aproveitou para apresentar uma relação cheia de novidades, chamando veteranos que vinham sendo pouco lembrados para a equipe, como Diego, Robinho e Diego Souza. Mas também se lembrou de cinco jogadores que conquistaram a medalha de ouro olímpica em 2016 - Weverton, Luan Garcia, Rodrigo Caio, Walace e Luan.
Além disso, o treinador ainda convocou os paranaenses Vitor Hugo e Henrique, nascidos na Região Metropolitana de Londrina, nos municípios de Guaraci e Cambé, respectivamente. Na categoria de base, o zagueiro palmeirense Vitor Hugo passou pelo futebol de Londrina. Chegou a jogar na categoria mirim do LEC e depois se profissionalizou na Junior Team, aos 17 anos. Antes de chegar ao Palmeiras, em 2015, jogou por Santo André, Sport, Ituano, Ceará e América Mineiro.
Já o volante Henrique foi revelado pelo Tubarão e jogou no profissional do clube alviceleste entre 2004 e 2005. Em seguida foi negociado com o Figueirense. Jogou ainda no Jubilo Iwata do Japão e desde 2008 está no Cruzeiro. Entre 2011 e 2012 teve uma passagem pelo Santos.
Como o amistoso foi agendado para uma data que não está reservada pela Fifa para compromissos internacionais, Tite só chamou jogadores que atuam no futebol nacional. E isso abriu espaço para que o treinador convocasse atletas de times que se destacaram na última edição do Campeonato Brasileiro. Além do zagueiro Vitor Hugo, a lista também tem outro campeão brasileiro pelo Palmeiras, o atacante Dudu.
Tite voltou a chamar jogadores que aproveitou em compromissos anteriores do Brasil, quando podia contar com a força máxima. Assim, convocou nomes como o do goleiro Alex Muralha, do lateral-direito Fagner e do meia santista Lucas Lima. E também houve espaço para algumas surpresas, como o corintiano Rodriguinho.
O amistoso, que vem sendo chamado pela CBF como "Jogo da Amizade", foi agendado para um período em que os principais clubes do futebol brasileiro ainda estão em pré-temporada. Por isso, como Tite havia adiantado, a condição física dos jogadores pesou para a definição da lista de convocados com a comissão técnica conversando com os clubes sobre os atletas.
O duelo com a Colômbia será disputado com a intenção de arrecadar fundos aos familiares das vítimas da tragédia aérea da Chapecoense, ocorrida no fim de novembro, quando o time catarinense viajava a Medellín para disputar o jogo de ida da decisão da Copa Sul-Americana - posteriormente, o clube foi declarado campeão pela Conmebol.
Diante da Colômbia, Tite vai colocar em jogo a sua invencibilidade à frente da seleção brasileira. Desde que assumiu o comando da seleção durante o último ano, a equipe nacional entrou em campo seis vezes e venceu todos os compromissos. (Com Lucio Flávio Cruz/Reportagem local)