O tempo passa, a qualidade dos jogadores já não é mais a mesma, mas a paixão brasileira pelo futebol permanece inabalável. Quem nunca passou uma tarde inteira ou uma madrugada se divertindo com boas histórias sobre futebol? No www.futbrasil.com – talvez um dos sites futebolísticos mais completos do País – o internauta poderá enriquecer seu arsenal de episódios. No link Causos da Bola são 121 contos, quase todos verídicos, outros nem tanto, que marcaram a trajetória do futebol brasileiro. Só para citar um exemplo, vai um pequeno fragmento de um texto do uruguaio Eduardo Galeno sobre Garrincha, em seu livro ‘‘Futebol ao Sol e à Sombra’’.
‘‘Foi em 1958, na Itália. O Brasil jogava contra a Fiorentina, a caminho do Mundial da Suécia. Garrincha invadiu a área, deixou um beque sentado e se livrou de outro, e de outro. Quando já tinha enganado até o goleiro, descobriu que havia um jogador na linha do gol: Garrincha fez que sim, fez que não, fez de conta que chutava no ângulo e o pobre coitado bateu com o nariz na trave. Então, o arqueiro tornou a incomodar. Garrincha meteu-lhe a bola entre as pernas e entrou no arco. Depois, com a bola debaixo do braço, voltou lentamente ao campo. Caminhava olhando pro chão, Chaplin em câmera lenta, como pedindo desculpas por aquele gol, que levantou a cidade de Florença inteira’’.
O futbrasil traz ainda um hall de personalidades nacionais e internacionais: Puskas, Di Stéfano, Maradona, Fontaine, Eusébio, Beckenbauer, Cruijff, Garrincha, Sócrates, Pelé, Zico, Rivelino e muitos outras legendas que encantaram o mundo com a bola nos pés.
A polêmica sobre quem foi o melhor de todos os tempos, Pelé ou o argentino Di Stéfano, gera repercussão no site. Veja duas posições antagônicas: ‘‘O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stéfano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo.’’ (Ferenc Puskas, craque da Hungria e do Real Madrid, companheiro de Di Stéfano) ‘‘Eu não sei se eu fui melhor do que Pelé, mas tenho certeza de que Di Stéfano foi. Pelé não teria se mantido como craque se tivesse jogado na Europa.’’(Diego Maradona).
O site traz muito outros atrativos. É só acessar e conferir!
Guilherme Gouveia
esporte folhaweb.com.br