Jogadores do Flamengo comemoram virada em Salvador: rubro-negro garantiu vaga na  Libertadores e se ganhar a Sul-Americana abre mais uma vaga para o Brasil
Jogadores do Flamengo comemoram virada em Salvador: rubro-negro garantiu vaga na Libertadores e se ganhar a Sul-Americana abre mais uma vaga para o Brasil | Foto: Tiago Caldas/Fotoarena/Estadão Conteúdo



Flamengo, Vasco e Chapecoense venceram no domingo (3) pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e garantiram as três últimas vagas para a Copa Libertadores de 2018. O Rubro-negro ainda obteve a classificação direta para a fase de grupos com um gols nos últimos minutos, enquanto as outras duas equipes terão de passar pela fase preliminar da competição sul-americana.

O Atlético-MG derrotou o time misto do Grêmio por 4 a 3, em Belo Horizonte, e ficou na nona colocação, atrás da Chapecoense somente no número de vitórias (15 a 14). Os mineiros precisam torcer para que o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana para ir à Libertadores. Se os cariocas derrotarem o Independiente na final, ampliará transformará a zona de classificação ao principal torneio do continente em um G9.

Já o Botafogo, que passou boa parte do campeonato dentro do G6, somente empatou com o Cruzeiro por 2 a 2, em casa, caiu duas colocações e não tem mais chance de repetir a participação na Libertadores deste ano. O alvinegro carioca fez três em 15 pontos possíveis na reta final do nacional.

Os campeões Cruzeiro (Copa do Brasil), Grêmio (Copa Libertadores) e Corinthians (Brasileiro) também estarão na fase de grupos. O vice do nacional, Palmeiras, e o terceiro colocado, Santos, completam a lista.

OS JOGOS
Em Salvador, o Vitória saiu na frente do Flamengo com um gol do meia Carlos Eduardo aos 39 do primeiro tempo. O resultado tirava os cariocas a vaga direta à Libertadores, até que o zagueiro Rafael Vaz empatou, aos 29 da segunda etapa. Aos 48, em cobrança de falta de Diego, o meia Uillian Correia saltou com o braço erguido, dentro da área, e bateu a mão na bola. Pênalti convertido pelo próprio Diego, aos 50, para fechar o placar em 2 a 1.

Sem sustos, o Vasco passou pela Ponte Preta por 2 a 1, em São Januário. O atacante Paulinho abriu o placar aos 27. Seis minutos depois o meia Nenê teve a chance de ampliar em cobrança de pênalti, mas chutou na trave. O segundo gol veio somente aos 28 da segunda etapa, quando Mateus Vital completou rebote do goleiro Aranha. A rebaixada Ponte ainda diminuiu aos 43, em pênalti convertido por Lucca, mas pouco ameaçou. (Leia sobre o jogo da Chapecoense na página 8)