São Paulo - O técnico Mano Menezes garantiu ontem que a seleção brasileira estará pronta para ganhar a Copa das Confederações no ano que vem. Confiante, o treinador que acaba de voltar ao País após o cancelamento da partida entre Brasil e Argentina pelo Superclássico das Américas, que seria disputada na noite de quarta-feira em Resistencia, rebateu críticas dos torcedores e mostrou confiança de que a equipe conquistará os brasileiros. "Tenho convicção de que a seleção passará essa confiança ao torcedor e à crítica daqui alguns meses", disse, em entrevista à TV Estadão.
Mano Menezes revelou que ainda pode testar alguns jogadores, mas que a base atual deve ser utilizada na Copa das Confederações, em 2013. Assim, a sua prioridade é permitir que a equipe adquira entrosamento. "A maior preocupação é dar conjunto, repetição de formação, com pequenas alterações".
Questionado sobre a convocação de veteranos, o técnico explica que não adianta investir em jogadores que não terão possibilidade de jogar na Copa do Mundo de 2014. "Na proporção certa, os que apresentam a possibilidade de chegarem a 2014 em alto nível podem ter sua chance. Não adianta girar em torno de algo que não pode ser alcançado".
Mano Menezes também garantiu que não existe razões pessoais para que o atacante Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro, esteja repetidamente fora da lista de convocados. "Aliás, foi ele que deu uma declaração sobre a seleção brasileira", disse, relembrando a declaração do atacante do Fluminense de que não esperava ser chamado para a equipe sob o comando do treinador.
Ainda neste mês, a seleção brasileira volta a entrar em campo para amistosos contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16, respectivamente, em mais dois compromissos antes da Copa das Confederações, teste importante antes do Mundial de 2014.
Rejeitado pela torcida brasileira e criticado até mesmo após a goleada sobre a China, por 8 a 0, Mano Menezes garante que não se incomoda com as críticas. "Vou ser vaiado, vou ser xingado, elogiado, a seleção também. O importante é saber separar cada momento".

Sem atrapalhar
Mano Menezes deve poupar os times brasileiros na convocação que fará para o último amistoso da seleção brasileira do ano, no dia 14 de novembro. O jogo será provavelmente em Doha, no Catar. O rival ainda não está definido, mas será uma seleção de segundo ou terceiro escalão do futebol mundial.
A ideia é pelo menos não convocar atletas que jogam em times que brigam pelo título, mas há a possibilidade de nenhum jogador que atua no Brasil ser convocado. Isso cessaria a constante reclamação dos times do País. Como o amistoso de novembro será data Fifa, Mano Menezes poderá chamar qualquer jogador que atua no futebol europeu.
Para os dois amistosos de outubro, Mano Menezes convocou jogadores que atuam tanto no futebol brasileiro, entre eles Neymar, como na Europa. A novidade foi a volta do meia Kaká, do Real Madrid.