Arthur puxa o contra-ataque: atacante do LEC foi o melhor em campo e chegou a acertar a trave do América
Arthur puxa o contra-ataque: atacante do LEC foi o melhor em campo e chegou a acertar a trave do América | Foto: Fotos: Marcos Zanutto



Assim como em 2016, o sonho do acesso ficou no quase para a torcida alviceleste. Pelo segundo ano consecutivo, o Londrina reagiu na reta final da Série B, chegou brigando até o final, mas faltaram alguns pontos preciosos perdidos em casa para conseguir uma vaga no G4 do Brasileiro.

O empate em 0 a 0 com o América Mineiro, no último sábado (18), no Estádio do Café (leia box), aliado à vitória do Paraná sobre o CRB, em Maceió, sepultaram qualquer possibilidade do Tubarão de brigar pela Série A na última rodada. O LEC se manteve em quinto lugar, com 59 pontos, quatro a menos que o Tricolor da capital, que garantiu o acesso ao lado de Ceará, Internacional e América.

Na temporada passada, o Tubarão terminou em sexto lugar, com 60 pontos, e ficou a quatro pontos do acesso. Mesmo com a arrancada no segundo turno este ano, todos no clube lamentaram demais a campanha na primeira parte da competição, que tornou a missão do Londrina muito difícil.

"Não que a arrancada tenha vindo tarde demais. O nosso problema foi no início do campeonato, onde oscilamos demais. As 10 primeiras rodadas são fundamentais para você acumular gordura para a reta final e não conseguimos isso", afirmou o técnico Claudio Tencati. "A campanha do returno foi fantástica, mas tínhamos que ter começado a mil por hora no primeiro turno e isso ficamos devendo."

No primeiro turno, o Londrina somou apenas 27 pontos e o que pesou demais foram os tropeços no Café. Em 10 jogos, somente duas vitórias, cinco empates e três derrotas. Aproveitamento de 36%. No returno, faltando ainda uma rodada, o time já tem 32 pontos e não perdeu em casa. Foram sete vitórias e dois empates, com um percentual de aproveitamento de 85%.

"Melhoramos porque vieram jogadores no momento certo, contratações importantes, o título da Primeira Liga contribuiu para a autoestima dos jogadores, adotamos uma postura tática diferente e o time se organizou", frisou Tencati, que citou a chegada de jogadores importantes na segunda metade da competição como Dirceu, Édson Silva e Negueba.

Se o torcedor ficou frustrado mais uma vez pela chance de subir ter sido desperdiçada, o comandante alviceleste fez questão de ressaltar o que vem sendo feito pelo clube nos últimos anos.

"Conseguir tirar o que tiramos no segundo turno não foi fácil e por isso todos os jogadores estão de parabéns", ressaltou. "O torcedor tem que sentir orgulho do time por estas duas campanhas que fizemos na Série B. Chegamos brigando pelo acesso até o final e bateu na trave de novo. Mas o Londrina é um time em ascensão e com alguns ajustes no planejamento vai chegar certamente no futuro."

Se não há mais chances de subir, a meta agora é superar a campanha de 2016 e fechar em quinto lugar. E esta posição estará em jogo na última rodada, no sábado (25), quando o time enfrenta o Vila Nova, no Serra Dourada. A equipe goiana é a sexta colocada, com 58 pontos.

Fernando Leal, goleiro reserva do América-MG, também fechou o gol e impediu que o Londrina chegasse à vitória
Fernando Leal, goleiro reserva do América-MG, também fechou o gol e impediu que o Londrina chegasse à vitória



Empate com sabor de derrota
O zero a zero contra o América foi marcado por inúmeras chances criadas e desperdiçadas pelo Londrina, pela grande atuação dos goleiros do time mineiro e pela lamentação no final com o resultado, que tirou o Alviceleste da briga pelo acesso.
"Em termos de classificação, o resultado foi muito ruim porque precisávamos vencer para seguir vivos. Agora, no jogo, o time se empenhou. Procuramos de todas as formas buscar o gol, criamos, não deixamos o América jogar, mas os goleiros deles fizeram grandes defesas. Atuamos bem, mas o gol não aconteceu", afirmou o técnico Claudio Tencati.
A tarde realmente foi dos goleiros americanos. O titular, João Ricardo, trabalhou muito no primeiro tempo e ainda viu um chute de Artur acertar a trave até sair machucado no fim da primeira etapa. Seu reserva, Fernando Leal, fez pelo menos dois milagres na segundo tempo, em cabeceios de Safira. No fim do jogo, o abraço dos dois goleiros do América no meio do gramado comprovou as ótimas atuações.
"Não conseguimos concretizar todas as possibilidades criadas em um gol. A festa da torcida foi bonita, a energia positiva, mas faltou o gol e a vitória que era essencial", lamentou o capitão Dirceu.

TENCATI X NEGUEBA
O jogo ficou marcado também pela reclamação do atacante Negueba ao ser substituído por Safira durante o segundo tempo. O jogador não gostou de sair, foi até o banco de reservas e gesticulou negativamente para o técnico Claudio Tencati. Após a partida, o treinador amenizou o ato do jogador.
"É um direito dele não querer sair, mas ele tem que respeitar a opção e, por isso, cobrei dele no vestiário. Ele pediu desculpas e eu vou saber respeitar isso. Às vezes, o jogador não está em um bom dia e acha que pode resolver. Ele não estava bem, estava fora de sintonia", apontou.
Com mais um jogo a fazer para encerrar o ano, o Londrina começa a planejar a próxima temporada. Melhor jogador do time na Série B, o atacante Artur, que está emprestado pelo Palmeiras, ainda não sabe qual será o seu futuro.
"Aprendi muito aqui e tenho que agradecer o elenco e a comissão técnica. Foi uma experiência muito boa, mas é difícil falar sobre o futuro agora. Temos ainda um último jogo e vamos buscar os três pontos. O meu foco esteve sempre aqui e deixo para meus representantes definirem o que vai acontecer no ano que vem", afirmou o atacante, autor de oito gols no Brasileiro, e que deve integrar o elenco do Palmeiras em 2018. (L.F.C.)

EM LONDRINA

Londrina 0
César; Lucas Ramon, Dirceu, Édson Silva e Ayrton; Germano, Bidía (Marcinho) e Romulo (Ricardinho); Artur, Carlos Henrique e Negueba (Safira). Técnico: Claudio Tencati

América 0
João Ricardo (Fernando Leal); Norberto, Roger, Rafael Lima e Pará; Juninho, Ernandes e Renan Oliveira (Gérson Magrão); Felipe Amorim (Willian), Bill e Luan. Técnico: Enderson Moreira

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Renda: R$ 112.763,00
Público pagante: 6.043 (Total: 6.913)