O Londrina mais uma vez não fez a sua parte, mas alguns dos principais rivais também vacilaram e o LEC escapou do rebaixamento matemático na rodada do fim de semana da Série B. O Tubarão continua em situação dramática e mesmo que vença o Vila Nova na sexta-feira (10), em Goiânia, pode cair para a Série C dependendo de outros resultados.

O 0 a 0 com o Guarani foi o quarto empate seguido do Alviceleste e manteve o time na penúltima colocação, com 28 pontos. Faltando apenas três jogos para terminar a competição, o LEC tem oito pontos a menos do que o Sampaio Corrêa, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Qualquer resultado que não seja a vitória em Goiânia rebaixa o Tubarão.

A disputa na parte de baixo da tabela segue acirrada, mas ganhou novos integrantes na ZR. A Ponte Preta caiu para a 17ª posição, com 35 pontos, após perder em casa para o Avaí. O Sampaio Corrêa foi ultrapassado pelo Tombense, que ganhou o confronto direto com o time maranhense em São Luís. A equipe mineira saiu da zona do rebaixamento e foi para o 14º, lugar com 37 pontos, mesma pontuação do Ituano, que também perdeu na rodada.

Quem pode sair da zona vermelha é a Chapecoense, que entra em campo na terça-feira (7) para enfrentar o CRB, em Maceió. Em caso de vitória, os catarinenses empurram o Sampaio Corrêa para a zona de rebaixamento. Para o Londrina sobreviver a mais uma rodada é preciso vencer o Vila Nova e torcer por derrotas de Sampaio Corrêa, Chapecoense e Ponte Preta.

Imagem ilustrativa da imagem Rivais "ajudam", mas LEC está a um suspiro da queda

Após o empate com o Guarani, em entrevista coletiva o técnico Roberto Fonseca fez questão de ressaltar que o Londrina vai lutar até o fim para honrar a camisa alviceleste. “O atleta precisa saber que está representando uma camisa, uma tradição. Tem várias coisas por trás. Não é apenas o atleta, mas tem uma camisa que tem que representar”, afirmou. “O pessoal tem corrido, tem trabalhado, não posso dizer que eles não ralaram.”

Na bronca

Roberto Fonseca ficou na bronca com a arbitragem no jogo da sexta-feira. O LEC teve um gol de Paulinho Moccelin anulado após revisão indicada pelo VAR. No segundo tempo, o atacante foi expulso também após análise do árbitro de vídeo. “Hoje (sexta) estava bem estranho (a arbitragem), vou ser sincero. No gol, na linha, na expulsão do Paulinho, e outras decisões dentro de campo", criticou Fonseca.

G4

O Vitória perdeu a chance de garantir matematicamente o acesso para a Série A ao empatar na noite de ontem por 1 a 1 com o Vila Nova, no Barradão. Os três pontos vitóriam levaria o time baiano de volta à elite do futebol brasileiro. No entanto, o rubro-negro segue tranquilo na liderança da Série B agora com 66 pontos. O Vila Nova é o nono, com 55.

O G4 da Série B tem ainda Juventude e Atlético-GO, com 60 pontos, e Sport, com 59. O time pernambucano pode perder a quarta posição para o Criciúma, que joga nesta terça-feira (7) contra o rebaixado ABC, no Heriberto Hülse. O time comandado pelo técnico Claudio Tencati é o sexto colocado, com 57.

(Colaborou Douglas Kuspiosz)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068