Convivendo com críticas, pressão e incertezas, o Londrina busca uma vitória neste sábado (3) em Cascavel para amenizar o clima pesado que atingiu o clube neste início de temporada. Na zona do rebaixamento do Campeonato Paranaense, o Tubarão sabe que só um triunfo diante do FC Cascavel vai abrir um novo horizonte dentro da competição. O jogo começa às 16h, no estádio Olímpico Regional.

Pedro Cacho volta a ser titular no meio-campo do Londrina em Cascavel: só a vitória  neste sábado vai amenizar a crise e a pressão no Tubarão
Pedro Cacho volta a ser titular no meio-campo do Londrina em Cascavel: só a vitória neste sábado vai amenizar a crise e a pressão no Tubarão | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

A derrota para o Galo Maringá na última rodada mudou totalmente os planos do LEC no Estadual. Com apenas três pontos, em cinco jogos, o Alviceleste passou a se preocupar muito mais com a parte de baixo da tabela do que com uma possível classificação. O Londrina é o 11º colocado, mas está há apenas um ponto do oitavo colocado, justamente o Galo, que hoje seria o último time a se classificar para a segunda fase.

A matemática do LEC é somar pelo menos nove pontos nos últimos seis jogos para não correr risco de queda. A conta para chegar às quartas de final passaria por quatro vitórias, mas a pontuação suficiente para se classificar pode ser menor dependendo do desempenho das outras equipes. Em 2023, o São Joseense se classificou em oitavo lugar com 12 pontos.

Matematicamente, é possível sonhar mais alto, mas o futebol apresentado até o momento traz desconfiança sobre a qualidade do elenco. Sobretudo nas duas últimas partidas, contra o lanterna e o penúltimo colocado, o time foi muito mal e decepcionou a torcida. "Precisamos melhorar do ponto de vista individual, coletivo e das estratégias de jogo", admitiu o técnico Emerson Ávila.

Escalação

Com pouco tempo de trabalho e intervalo entre um jogo e outro, Emerson Ávila tenta ajustar o time na base da conversa e de mudanças pontuais. Pressionado pelos resultados ruins, o treinador tem insistido em uma base, mas terá que promover pelo menos duas alterações forçadas.

O zagueiro Frazan, que machucou o joelho na última partida, deve ser poupado e Luís Felipe entra no seu lugar. Na lateral-esquerda, Vinícius Silva está suspenso e será substituído pelo prata da casa Lauan.

Ávila voltará a escalar o LEC com quatro homens no meio-campo. Com isso, Pedro Cacho retorna à condição de titular para a saída do atacante Henrique. Apesar das atuações ruins, o experiente volante Marthã terá mais uma oportunidade. Peu e Calyson seguem no ataque.

O FC Cascavel vem de quatro partidas sem perder - duas vitórias e dois empates. A única derrota aconteceu na primeira rodada. A equipe do Oeste, que tem como novo parceiro o empresário Sérgio Malucelli, ex-gestor do LEC, está em sexto lugar, com oito pontos.

A partida diante do Tubarão será o segundo jogo do técnico Matheus Costa, contratado ao longo da semana. O Cascavel tem dois jogadores com passagens recentes pelo Londrina: o meia Garraty e o atacante Victor Daniel.

Ficha Técnica

FC Cascavel

Paulo Gianezini; Ivan, Geovani Henrique, João Marcus e Carlinhos. Pedrinho, Gabriel Tonini e João Pedro. Klenisson, Rodrigo Alves e Manoel. Técnico: Matheus Costa

Londrina


Gabriel Félix; Thiago Ennes, Luís Felipe, Darlan e Lauan. Marthã, Riquelmy, Pedro Cacho e Rafael Longuine. Peu e Calyson. Técnico: Emerson Ávila

Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes

Estádio: Olímpico Regional

Horário: 16h

Transmissão: NSports