Após quatro jogos disputados no estádio do Café o Londrina conseguiu colocar fim à sina de não vencer em casa no Paranaense. Os primeiros três pontos em solo londrinense neste ano vieram na tarde deste domingo (18) em grande estilo, com um triunfo por 5 a 2 em cima do Azuriz. Os gols alvicelestes saíram dos pés de Calyson, duas vezes, Rafael Longuine, Victor Hugo e Luiz Gustavo.

O resultado positivo veio num momento crucial para o Londrina no campeonato. Agora faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, o LEC já sonha com a classificação para as quartas de final ao entrar no grupo dos oito, somando 11 pontos. Além disso, a possibilidade de rebaixamento é mínima. O próximo confronto será no domingo (25), às 16h, contra o Maringá.

“Uma hora as coisas tinham que dar certo para o nosso lado. Criamos muitas oportunidades, pecamos em algumas questões do ponto de vista defensivo, mas foi uma vitória que a equipe merecia, principalmente o nosso torcedor, que estava calejado de resultados ruins, de uma campanha irregular. É pensar para frente”, valorizou o técnico Emerson Ávila.

PRIMEIRO TEMPO MOVIMENTADO

O Londrina dominou a maior parte da etapa inicial, aproveitando toda a oportunidade de chutar em direção ao gol diante do experiente, mas até então reserva, goleiro Sidão. Rafael Longuine, Riquelmy e Everton Moraes foram os primeiros a arriscar. Calyson também tentou e deu certo. Aos 16 minutos ele recebeu passe na medida de Everton e colocou no fundo da rede. O Aruriz jogava no erro do LEC e conseguiu chegar ao empate aos 21 minutos. Wellisson chutou, Neneca defendeu, porém, Rhuan ficou com a sobra e fez.

O time de Pato Branco passou a pressionar, entretanto, ficou com um a menos após o volante João Vitor Xavier levar o cartão vermelho direto ao atingir a cabeça de Peu numa disputa pela bola. O Tubarão fez valer a vantagem numérica e voltou a ficar na frente do placar no finalzinho. Longuine mandou uma bomba, Sidão falhou e Calyson, novamente, marcou pegando o rebote.

MAIS GOLS

O Alviceleste voltou do intervalo animado com a vitória parcial e atacando. Com seis minutos, a equipe conseguiu o terceiro gol num lance com várias participações e qualidade. Calyson jogou na área, Everton Moraes desviou e Rafael Longuine, com categoria, ampliou. Pouco tempo depois o sinal de alerta, em mais uma falha do Londrina. Vinicius Silva recuou para Neneca, porém, serviu de garçom para Luis Morales, que, atento, fez o gol.

Sem se abater com o erro grotesco, o LEC reforçou a superioridade aos 25 minutos. Pablo lançou a bola para Vitor Hugo, que chutou uma bomba contra o gol de Sidão. O torcedor que já estava feliz pôde comemorar mais uma vez. No fim dos acrescimentos, Luiz Gustavo garantiu a goleada em trabalho conjunto com Peu. “Ficar em vantagem numérica contribuiu para uma grande vitória numérica”, avaliou o treinador.

TRANQUILIDADE

Destaque da partida, Rafael Longuine vê o triunfo como necessária para a tranquilidade voltar a fazer parte da rotina. "Fico feliz em ajudar, procuro ajudar e o mais importante de tudo foi a vitória, estávamos precisando, sabíamos da importância. Ficamos felizes em dar resposta para nós e ao torcedor. Que tenham uma semana mais tranquila”, projetou.

Foi a primeira vez na competição que o Londrina ficou no G8. “A linha é muito tênue em estar entre oito, nono e décimo e os que caem. Os últimos dias foram desgastantes para nós. A vida de quem trabalha com o futebol é intensa, dificilmente consegue relaxar. Acaba um jogo é um pouco de alívio e pensamento de abrir bem a semana, ter um dia de folga nesta segunda-feira (19). Foi uma vitória que vai nos deixar dormir em paz”, frisou Ávila.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 5: Neneca; Thiago Ennes, David, Luís Felipe, Pedro Cacho (Vinicius Silva); Marthã (Victor Hugo), Riquelmy e Rafael Longuine (Luiz Gustavo); Calyson (Pablo Ruan), Peu e Everton (Jô). Técnico: Emerson Ávila

AZURIZ 2: Sidão; Williams Bahia, Zé Leandro, Jhonathan e Matheus Mendes; João Vitor Xavier, Luiz Otávio, Giba (Edinho) e Fabrício Oya (Danielzinho); Rhuan (Luis Morales) e Wesllisson (Samuel). Técnico: Gilson Kleina

Gols: Calyson, aos 16 e aos 45, e Rhuan, aos 21 minutos do 1º tempo. Rafael Longuine, aos 6, Luis Morales, aos 14, Victor Hugo, 25, e Luiz Gustavo, aos 49 minutos do 2º tempo

Estádio: do Café

Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes

Cartão vermelho: João Vitor Xavier aos 37 minutos do 1º tempo

Atualizada às 18h43