Não bastasse a situação caótica na classificação da Série B, com o rebaixamento praticamente concretizado, os bastidores do Londrina estão em ebulição. Nesta terça-feira (7), jogadores cobraram dois meses de salários atrasados e chegaram a ameaçar não treinar; mas, após uma reunião, foram aparadas as arestas e os atletas foram a campo. A crise ocorre na semana em que o Tubarão precisa vencer o Vila Nova, nesta sexta-feira (10), em Goiânia, para evitar a queda antecipada à Série C. Qualquer outro resultado já rebaixará o time nesta 36ª rodada.

O técnico Roberto Fonseca disse que o momento não é o que a torcida do LEC gostaria de estar vendo e que as consequências “acabam sempre estourando no momento que não gostaríamos que acontecesse”.

Apesar dos problemas que o clube enfrenta, Fonseca afirmou que não se arrependeu de ter voltado a treinar o Londrina. “Eu encontrei um grupo de jogadores querendo, trabalhando. Eles precisavam apenas se organizar para fazer grandes partidas, e nós fizemos”.

O técnico lembrou, mais uma vez, do desempenho do time contra o Avaí, pela 32ª rodada, quando o Londrina jogou bem, saiu na frente, mas levou o empate em um erro da defesa. Neste confronto, o LEC teve uma das melhores atuações no Brasileiro.

“Eu participei de uma reta final da competição e tenho que falar por esse momento. Não posso falar pelo que aconteceu lá atrás. Mas os jogadores estão correndo, trabalhando, para que possa terminar com honradez e tentando buscar dentro dessa esperança, mesmo ela sendo pouca”, disse.

Fonseca não deu detalhes da reunião entre direção e jogadores nesta terça-feira, mas ressaltou que as questões devem ser resolvidas dentro do ambiente do grupo. “Eles fizeram questionamentos, é um direito deles como trabalhadores, de questionar e ter uma posição da direção. Mas foi basicamente isso que aconteceu. Questionamentos, acertos, se inteirar e saber realmente aquilo tudo que tem acontecido dentro do Londrina”, acrescentou o técnico, que afirmou que foi a primeira vez que passou por essa situação como treinador.

Após o encontro com a comissão técnica e a direção, representada pelo diretor de futebol, Claudio Canuto - o gestor Sérgio Malucelli está em Curitiba -, os jogadores se reuniram sozinhos. O capitão João Paulo, representando os atletas, desceu até a sala de entrevistas e conversou com os jornalistas. O volante, no entanto, preferiu não conceder entrevista, mas garantiu que o elenco vai continuar treinando normalmente para representar o clube da melhor maneira possível até o final da Série B.

PRÓXIMOS PASSOS

Além dos problemas fora de campo, o Londrina também sofreu baixas no elenco recentemente. Na segunda-feira (6), o clube liberou o lateral Lucas Leme, o volante Fabrício Baiano e o centroavante Zé Vítor. Fonseca reconheceu que esse não é o cenário ideal, já que o time, que já tinha poucas opções, ficou ainda mais fragilizado.

“Eu sempre falo para eles que no futebol é como qualquer coisa na vida. Você não se prepara na hora, você não se prepara na hora do jogo. A preparação, o jogo, você começa a ganhar ou perder no começo da semana”, afirmou.

O técnico ainda disse que o seu trabalho é o de um “comandante”, alinhando as forças dentro do grupo para buscar o objetivo. O alento, apesar de os resultados não terem acontecido, é o desempenho dentro de campo, já que o Londrina brigou de “igual para igual” contra grandes equipes, acredita.

“Eram jogos e são jogos decisivos, como é o caso daquilo que teremos na sexta. O Vila tem o objetivo ainda pensando que pode chegar ao acesso e nós tentando as últimas forças. É um jogo decisivo também e mentalmente se você não tiver forte, claro que tem a probabilidade de ganhar ou perder de acordo com aquilo que você tiver no seu interior e dentro do grupo todo”, completa.

COPA SÃO PAULO

O Londrina também anunciou que não vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024, devido aos custos. O clube já comunicou a decisão à Federação Paranaense, que convidou o Operário para ocupar a vaga. Com isso, a equipe de Ponta Grossa se junta a Athletico, Coritiba e Patriotas representando o Paraná na competição.

O LEC tinha a vaga garantida pelo vice-campeonato do Paranaense sub-20. A projeção do Londrina é que a Copa São Paulo teria um custo de R$ 90 mil. Este ano o Tubarão também não disputou a Copinha.