DivulgaçãoMusaFernanda Venturini, do Leites Nestlé, (em primeiro plano) levanta e a equipe faz 2 x 0 no Mizuno/Unibam.O Leites Nestlé tem a melhor campanha na Superliga Feminina de Vôlei 96/97 - com 24 vitórias e apenas duas derrotas -, tem tudo para ser tricampeão da competição e, mesmo assim, o técnico Sérgio Negrão não está totalmente contente com seu time. Para acertar o passe e o bloqueio da equipe para a terceira partida do play off final, amanhã, em Sorocaba, contra o Mizuno/Uniban, Negrão vai colocar Ricarda no lugar de Silvana. Com 2 x 0 no play off melhor-de-cinco, o Leites Nestlé só precisa de mais uma vitória para conseguir o título.
Negrão não gostou da atuação do time, quinta-feira, em Sorocaba, apesar da segunda vitória, outra vez por 3 x 1 (15/11, 13/15, 15/10 e 15/13). O técnico ficou preocupado com o saque forte e o bloqueio eficiente do time de São Caetano, que desestabilizou seu time. Ricarda recupera-se de uma cirurgia no ombro, está com pouca capacidade de ataque, mas será a solução para os problemas da equipe, segundo Negrão. ‘‘Não podemos abrir mão do bom trabalho da Ricarda na defesa e no passe.’’
O técnico do Mizuno/Uniban, William Carvalho, reconhece as dificuldades que terá para reverter o placar, mas está confiante, depois do equilibrado jogo de quinta-feira, em Sorocaba. No segundo set, o time venceu por 15 x 13, com sete pontos de bloqueio. Ana Moser também esteve bem no serviço.
William não gostou, porém, do aspecto ofensivo do Mizuno, com muitos erros de ataque, que acabaram custando, segundo o técnico, a vitória no quarto set. Ele promete acertar as falhas no treino de hoje e pede tranquilidade às atletas. As deficiências de ataque deveram-se, de certa forma, a erros no passe e à pouca variação de jogadas com a levantadora Fofão, ao contrário do que aconteceu com a levantadora do Leites Nestlé, Fernanda Venturini.
Fernanda é, segundo as estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a melhor no fundamento, com eficiência de 48,26%. Ele também é a melhor na defesa, com aproveitamento de 73,20%. Karin Negrão, também do Leites Nestlé, é a melhor atacante, com 46,91% de eficiência.
LíderesO técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Radamés Lattari, aposta no trio formado por Paulão, Carlão e Marcelo Negrão na Liga Mundial, que começa em maio. Remanescentes do time campeão olímpico de 1992, em Barcelona, eles vão assumir, segundo o técnico, a função de líderes, dentro e fora da quadra. A quarta semana de treinos para a Liga Mundial terminou ontem à tarde na Urca. Os nove jogadores que já se apresentaram fizeram um trabalho de reforço muscular e em seguida aprimoraram saque e passe. A seleção volta a treinar no Centro de Capacitação Física do Exército na semana que vem.