Tencati revela que irá usar o vídeo da goleada por 4 a 1 na preleção para os jogadores e pede o apoio da torcida
Tencati revela que irá usar o vídeo da goleada por 4 a 1 na preleção para os jogadores e pede o apoio da torcida | Foto: Marcos Zanutto



A épica virada sobre o Atlético na semifinal do Paranaense de 2014 não sai da cabeça do torcedor do Londrina. Os 4 a 1 no Estádio do Café foram a injeção final que faltava para o time embalar rumo ao título daquela temporada. Mesmo diante de uma situação diferente e com elencos modificados, aquela goleada serve como inspiração para o atual grupo de atletas do alviceleste.

Numericamente, o desafio de domingo é menos complicado do que há três anos. Após a derrota na Arena da Baixada por 2 a 1, o Tubarão precisa vencer pelo placar mínimo para levar a disputa para os pênalti e de dois gols de diferença para se classificar diretamente. Em 2014, o LEC havia perdido por 3 a 1 em Curitiba e no jogo do Café ainda saiu atrás no placar.

"Antes daquele jogo usei um vídeo do Atlético-MG na Libertadores, que tinha perdido por 2 a 0 e depois reverteu o placar em casa. Não tínhamos um histórico desses no Londrina. Hoje temos uma situação real e já está programado passar o vídeo desta partida", contou o técnico Claudio Tencati. "O clima do jogo e tudo que aconteceu durante os 90 minutos podem fazer eles reviverem aquele momento e que sirva de inspiração agora".

O meia Celsinho foi titular naquela partida, onde brilhou o atacante Artur, autor de três gols, e novamente no domingo começará mais uma partida decisiva pelo Londrina. O jogador revelou que conversou com os companheiros sobre aquela decisão, mas que o importante é que o time consiga, na prática, fazer o mesmo que naquela noite de 2 de abril. "Claro que vale como motivação, mas temos que conseguir jogar daquela mesma forma e é isso que espero que façamos", frisou o camisa 10.

Tanto em 2014 como agora o Londrina fez uma campanha de altos e baixos no Estadual e teve o seu futebol muitas vezes contestado. O técnico Claudio Tencati precisou fazer diversas alterações na equipe e apostar em jovens promessas, como acontece em 2017 novamente. "Oscilamos também e chegamos, apesar das contestações. Promovemos diversos atletas da base e eles renderam, como acontece agora com o Yaya", apontou.

Empurrão
Muito da inspiração daquela virada histórica veio das arquibancadas do Café. Foram mais de 14 mil torcedores que empurraram o time até o final. No Londrina de hoje, todos sabem que o apoio da torcida será decisiva mais uma vez e por isso a expectativa é por um grande público no domingo. "A maneira como nós vimos o estádio, aquele clima todo nos motivou e muito. A torcida tem um peso e uma importância muito grande. Espero que ela possa comparecer e nos motivar como foi em 2014", ressaltou Celsinho.

Tencati lembrou que alguns torcedores chegaram a ir embora do Café, após o time sofrer o primeiro gol do Atlético, que atuou com o time sub-23 e teve Adriano Imperador em campo. "Sempre que a torcida compareceu e apoiou em momentos decisivos, o time deu a resposta. Espero o estádio cheio e o torcedor com paciência para apoiar do início ao fim", pediu o treinador.

Tencati completa seis anos no LEC e quer a Série A
O técnico Claudio Tencati completa nesta sexta-feira (21) seis anos à frente do comando do Londrina. O treinador estreou no clube na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, em 2011. Tencati é o técnico que está há mais tempo, de forma ininterrupta, no comando de um clube do futebol brasileiro.

Ao longo deste período, foram 229 partidas, com 111 vitórias, 60 empates e 58 derrotas. Entre as conquistas, estão os títulos da segunda divisão, do Paranaense em 2014 e os acessos para as séries C e B do Campeonato Brasileiro.

"Tenho que agradecer a Deus pelo que estamos vivendo aqui e pelo nosso trabalho. Foram anos fantásticos. Quando eu sair do Londrina vou embora contente por tudo que vivi aqui", afirmou. "Cheguei um treinador jovem e desconhecido para um desafio grande em um clube de massa. As conquistas, as metas, os resultado e o resgaste do clube me deixam feliz por ter participado disso".

O treinador tem o respaldo e a confiança de todos no clube, desde diretoria, jogadores e funcionários. "Trabalho com o Tencati desde o fim de 2012 e tenho muito a agradecer porque ele conseguiu resgatar o meu futebol. E não está todo este tempo no clube por causa do presidente, mas sim pelo trabalho que ele realiza", ressaltou o meia Celsinho.

Apesar de tanto tempo no clube, Tencati se sente motivado para buscar novas conquistas e metas no LEC. "Quero é vencer, vencer e vencer. O projeto é levar o Londrina para a primeira divisão. Isso é possível e é a minha meta". (L.F.C)