Londres - A seleção brasileira feminina de handebol conseguiu sua segunda vitória na Olimpíada de Londres ao bater Montenegro ontem. Com grandes atuações de Alê, Duda e Ana Paula, que juntas marcaram 19 gols, a equipe passou pelas europeias por 27 a 25, pelo Grupo A da competição.
A vitória desta segunda-feira confirma a seleção brasileira entre as melhores equipes do mundo. Com o resultado, o time do técnico Morten Soubak chegou a 18 partidas de invencibilidade. A última derrota foi para Espanha, por um gol, nas quartas de final do Mundial de 2011, em São Paulo.
O resultado ainda fez com que o Brasil empatasse na liderança do Grupo A com a Rússia, com quatro pontos cada. Nos últimos três jogos da primeira fase, a seleção tem pela frente dois adversários considerados mais frágeis: Grã-Bretanha e Angola. A exceção fica por conta das próprias russas.
O primeiro tempo da partida desta segunda foi extremamente equilibrado, com alternância no placar. Montenegro abriu 7 a 5, mas o Brasil marcou quatro gols seguidos e virou para 9 a 7 No fim, a seleção europeia foi para o intervalo com a vantagem: 16 a 15.
Na etapa final, as brasileiras começaram melhor e conseguiram abrir três gols: 20 a 17. A seleção soube administrar esta vantagem, mas, com a expulsão de Duda nos minutos finais, permitiu que Montenegro encostasse. Mesmo assim, conseguiu fechar a partida com vitória.
Na terceira rodada, a equipe volta à quadra diante da Grã-Bretanha, dona da casa, nesta quarta-feira. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final e a seleção brasileira está em busca de uma inédita medalha olímpica. A vaga pode ser garantida nesta quarta-feira, às 12h15 (de Brasília). ''Os dois pontos de hoje (segunda, contra Montenegro) foram muito importantes e nos deixaram bem perto das quartas de final'', comentou Soubak.