Curitiba - O zagueiro Gustavo, que sofreu com uma erisipela, foi liberado pelo Departamento Médico para voltar aos treinamentos físicos no Atléico Paranaense. No entanto, ele ainda não sabe se estará em plenas condições para o jogo decisivo com o Cruzeiro, domingo, no Mineirão.
‘‘Vou me esforçar para ficar o mais próximo possível dos 100% e estar à disposição do técnico’’, disse. O zagueiro, no entanto, diz que não adianta entrar em campo se não tiver condições. ‘‘Só vou entrar em campo se souber que posso jogar os 90 minutos’’.
Gustavo é um símbolo nas decisões do rubro-negro desde que fez o gol que deu o campeonato paranaense ao time, no Atletiba decisivo em 2000. Depois, teve também boas atuações na decisão do Brasileiro, contra o São Caetano, mesmo estando machucado. Por isso, ele entende bem o espírito que o jogador tem que assumir na decisão: ‘‘Momento de decisão tem que ser momento de superação’’, ensina.
A definição de Gustavo é a principal dúvida do técnico Geninho que tem ainda outros oito desfalques para se preocupar. No entanto, o time espera apenas a recuperação do zagueiro para que o técnico defina se joga no 3-5-2 ou no 4-4-2. A escalação acontece somente amanhã, depois do treinamento coletivo da tarde.
No Cruzeiro, o técnico Marco Aurélio já anunciou o time que vai colocar em campo. A novidade é que a equipe mineira atuará no 3-5-2. O técnico decidiu manter os dois zagueiros da primeira partida, Luizão e Marcelo Batatais, e promover a volta de Cris, que cumpriu suspensão. Na ala-direita, no lugar de Maicon, que recebeu o terceiro amarelo, Rui deverá ser escalado. Na frente, será mantida a dupla Edilson e Fábio Junior, que marcaram os dois gols da vitória na Arena da Baixada. No meio, Jorge Vágner deverá ser escalado ao lado de Fernando Miguel e Jussiê, já que Ricardinho e Vander estão suspensos.