São Paulo - Gustavo Kuerten perdeu ontem para o novato espanhol Albert Montañes, na segunda rodada, e pela primeira vez foi eliminado antes da rodada de semifinais no Masters Series de Roma. O tenista brasileiro – disputando seu segundo torneio após se submeter à artroscopia no quadril direito e ficar 70 dias afastado em recuperação – perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/1.
Diante de um rival muito jovem, 21, e que impôs um ritmo muito forte e veloz durante todo o jogo, Guga teve algumas dificuldades, mostrando que ainda vai demorar para recuperar a forma que exibiu até agosto do ano passado.
Ainda assim, o jogo foi equilibrado. No primeiro set, Guga perdeu o game decisivo, permitindo ao espanhol fechar a parcial em seu serviço. No segundo, foi o brasileiro quem quebrou o saque do rival no final da disputa.
Mas, no terceiro set, Montanes conseguiu duas quebras, abriu 5/0 e foi muito superior, fechando o jogo com superioridade.
Com a vitória, Montanes faz um duelo de compatriotas com o também espanhol Albert Costa, que passou pelo italiano Giorgio Galimberti.
Ainda ontem em Roma, o número um do tênis mundial no ano passado, Lleyton Hewitt, perdeu para o espanhol Carlos Moyá e saiu xingando a arbitragem e reclamando do resultado.
O tenista australiano, líder disparado do ranking de entradas e cabeça-de-chave número um do torneio, perdeu na segunda rodada para o experiente Moyá por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. E ainda levou uma aula de jogo no saibro e de boas maneiras.
Hewitt saiu xingando o juiz de cadeira por um lance em que perdeu o ponto por
Berlim – A derrota da belga Kim Clijsters, cabeça-de-chave número 2 do Torneio de Tênis de Berlim, com premiação de US$ 1,22 milhão, foi a fgrande surpresa de ontem. Clijsters caiu diante da israelense Anna Smashnova por 2 a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 7/5. Já a norte-americana Jennifer Caproati, principal favorita, derrotou a conterrânea Meilen Tu por 2 a 0 (6/4 e 6/3); Serena Williams, número 4, passou pela austríaca Barbara Schett por 2 a 0 (6/3 e 6/2); e a belga Justine Henin, número 5, ganhou da alemã Martina Mueller por 2 a 1 (2/6, 6/2 e 6/3).