São Paulo - Na última partida do técnico Pep Guardiola à frente do Barcelona, o time catalão resolveu a decisão da Copa do Rei, em Madri, em 25 minutos, tempo que precisou para anotar os três gols do jogo.
Pedro (duas vezes) e Messi anotaram os tentos dos 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, que deram ao Barcelona o seu 14º troféu desde que Guardiola assumiu o comando da equipe em 2008. Ninguém levantou tantas taças no clube.
Com o técnico, o Barcelona foi tricampeão espanhol (série interrompida neste ano pelo Real Madrid) e venceu a Liga dos Campeões por duas vezes, assim como o Mundial.
Ao fim da partida, Guardiola foi muito aplaudido e abraçado por seus jogadores.
O treinador anunciou que não renovaria contrato após ser eliminado da Liga dos Campeões, pelo Chelsea. Guardiola passa o bastão a seu auxiliar, Tito Vilanova. O título de ontem fará com que o Barcelona enfrente o Real Madrid no início da próxima temporada, na Supercopa da Espanha.
Messi
O gol marcado por Lionel Messi diante do Athletic Bilbao foi seu 78º na temporada (incluindo as partidas pela seleção argentina), algo que nenhum jogador alcançou na história. Quem detinha a marca de maior artilheiro em uma mesma temporada era Pelé, que, em 1958, anotou 77 tentos pelo Santos e seleção brasileira.