Xangai, China - O brasileiro Felipe França obteve o maior feito de sua carreira ontem. Com o tempo de 27s01 na final, o nadador conquistou a medalha de ouro no 50 metros peito no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. Com a vitória, ele superou a decepção na prova dos 100m do mesmo estilo, na qual era um dos favoritos. França foi mal nas eliminatórias e não conseguiu chegar à decisão.
Depois da derrota, o brasileiro deu a volta por cima e se sagrou campeão mundial nos 50m, prova na qual foi medalha de prata no Mundial de Roma, em 2009. ''Nós crescemos como pessoas. Soubemos reconhecer os erros que tivemos, eu e meu técnico (Arilson Silva), e conseguimos nos aperfeiçoar não apenas na natação, mas como seres humanos. Consegui superar a mim mesmo. Acho que por isso Deus fez com que eu passasse por esse processo de perda, para depois conseguir a vitória'', declarou.
Além de superar a si mesmo, França venceu o campeão da prova de 100m, o norueguês Alexander Dale Oen, e o sul-africano Cameron Van Der Burgh, campeão dos 50m em Roma e recordista mundial.
Para Felipe França, a vitória foi fruto de muito estudo. ''Só tenho a agradecer a Deus por essa conquista. Eu, o PC (biomecânico da CBDA, Paulo Marinho) e o Arilson analisamos e estudamos cada milímetro dessas provas e deu certo. Estou muito feliz'', comemorou.
Com a conquista, o nadador se tornou o terceiro brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio nesta edição do Mundial - Cesar Cielo venceu a prova dos 50 metros borboleta e Ana Marcela, a maratona aquática de 25km.
Assim, o Brasil alcançou o quarto lugar no quadro geral de medalhas no Mundial, com três de ouro. A China lidera com 13 de ouro e 29 no total. A Rússia soma 14, 7 delas de ouro, enquanto os Estados Unidos acumularam 5 de ouro, e 13 no total.
Phelps
Depois de decepcionar em duas provas, o americano Michael Phelps confirmou o favoritismo nos 200 metros borboleta ontem e conquistou sua primeira medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai.
Atual campeão da prova, Phelps teve trabalho para defender seu título mundial. Após sair na frente e liderar os primeiros 100 metros, o americano foi ameaçado pelo japonês Takeshi Matsuda, que assumiu a liderança da prova.
Phelps, então, acelerou o ritmo nos últimos 50 metros e chegou em primeiro, com o tempo de 1min53s34, distante do 1min51s51, recorde mundial registrado por ele mesmo no Mundial de Roma, em 2009. Matsuda ficou com a medalha de prata, com 1min54s01, seguido do chinês Wu Peng, com 1min54s67.
Com a vitória, o americano se redimiu das derrotas nos 200 metros livre, quando foi superado pelo compatriota Ryan Lochte e ficou com a prata. Antes, ele ficara com o bronze ao apresentar uma performance aquém do esperado no revezamento 4x100 metros livre pela equipe americana.