Em meio às várias teorias sobre o desfecho da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) mandou um recado aos clubes ontem. Se por ventura acontecer um W.O., o protagonista será denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR).
A possibilidade de não comparecimento ao jogo de uma ou mais equipes foi cogitada após a disposição da classificação do torneio até esta rodada. Se o Londrina for o campeão do turno, o Toledo, melhor equipe no índice técnico, sobe junto com o Tubarão para a primeira divisão, o que abre uma brecha para várias manipulações de resultados.
Para que isso ocorra, o Londrina precisa vencer o Foz e o Toledo perder ou empatar com o Serrano. Assim, o Tubarão seria o campeão antecipado da competição, evitando os duelos da semifinal, que definiriam os dois times que sobem. Portanto, se o Londrina estiver vencendo na fronteira, o time toledano pode tirar o pé contra o Serrano, ou até mesmo não entrar em campo. O Toledo soma 22 pontos, contra 20 do Londrina e 19 do Foz, terceiro colocado.
Outra possibilidade é uma ajuda dos clubes interessados na realização da semifinal ao Serrano para que ele não vença o Toledo. Um W.O. do time de Prudentópolis daria três pontos ao Porco, que seria o vencedor do turno e forçaria a realização da semifinal.
''Não creio que nenhuma equipe vá querer correr o risco de ter que pagar R$ 100 mil de multa no tribunal. Se ocorrer o W.O., vamos enviar o caso ao TJD'', afirmou o diretor técnico da FPF, Amilton Stival, se referindo à punição que pode ser imposta pelo órgão.
Sobre a possibilidade de um duplo W.O., ele afirmou que as duas equipes poderiam ser eliminadas da competição e rebaixadas à Terceira Divisão, caso o TJD assim determine. ''Nesse caso, prejudicariam terceiros interessados'', disse.
O regulamento da Segundona permite que as equipes deixem de entrar em campo por uma rodada sem que sejam eliminadas do torneio e rebaixadas. Por conta dos problemas deste ano, o departamento técnico da FPF já estuda uma mudança para 2013. ''Por causa do Estatuto do Torcedor, não podemos mudar o regulamento por dois anos, mas queremos mudar depois. Um W.O. já eliminaria o time e o rebaixaria para a última divisão'', disse Stival.
Taça
O dirigente também praticamente descartou a presença da taça de campeão da Divisão de Acesso no Estádio ABC, em Foz do Iguaçu. Se o Londrina realmente for o campeão antecipado da competição, terá que levantar o troféu depois. ''Ainda estamos estudando. Acredito que se o Londrina for campeão vai fazer uma festa das faixas e vamos fazer a entrega aí'', disse.
Hoje, o técnico Cláudio Tencatti faz o coletivo-apronto que define a equipe para o jogo. A única mudança deve ser a entrada de Edson Carlópolis na lateral-esquerda na vaga de Wendel, que cumprirá suspensão pela expulsão diante do Grêmio Metropolitano na rodada passada.
O elenco do Alviceleste viaja amanhã para Foz do Iguaçu. O jogo contra o time da fronteira será domingo, às 15h30, no Estádio ABC. No mesmo horário, Sport Campo Mourão e Cascavel decidem quem será o segundo rebaixado - o primeiro foi o São José, que desistiu da competição logo no início do returno.