A FPF (Federação Paranaense de Futebol) divulgou a tabela e confirmou o início da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense para o dia 4 de maio. A final está marcada para o dia 28 de julho.

A competição vai contar com 10 clubes: Apucarana Sports, Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná Clube, Paranavaí, Patriotas e Rio Branco. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único e os quatro melhores se classificam para a semifinal. Os dois times com o menor número de pontos serão rebaixados.

As semifinais acontecem em duas partidas e os finalistas garantem vaga na elite do Campeonato Paranaense em 2025. A primeira rodada marca os seguintes jogos. No sábado, dia 4 de maio, jogam Paraná e Nacional e Patriotas e Laranja Mecânica. No domingo, dia 5, mais três partidas: Rio Branco x Paranavaí, Iguaçu x Apucarana Sports e Foz do Iguaçu x Grêmio Maringá.

O Nacional informou à FPF que não mais jogará em Rolândia e que está se transferindo para Maringá. No entanto, na tabela oficial, ainda não consta em qual estádio o NAC vai mandar as suas partidas na Divisão de Acesso.

O Paraná Clube, do técnico Tcheco, vai estrear na Vila Capanema diante do Nacional no dia 4 de maio
O Paraná Clube, do técnico Tcheco, vai estrear na Vila Capanema diante do Nacional no dia 4 de maio | Foto: Robson Mafra/Agif/Folhapress

Imbróglio

A Divisão de Acesso ainda nem começou, mas corre o risco de ser adiada, em razão de uma decisão do TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná). O Tribunal puniu o Campo Mourão com a perda de 12 pontos por ter escalado um jogador suspenso como maqueiro em uma partida da Terceira Divisão do ano passado.

O atacante Cássio estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas foi utilizado como maqueiro. A denúncia foi feita pelo Prudentópolis e a decisão do TJD-PR foi proferida no último dia 21 de fevereiro. Além da perda dos 12 pontos, o Campo Mourão foi multado em R$ 1 mil.

O Campo Mourão somou 18 pontos na Terceira Divisão ficando em primeiro no grupo A. Sem os 12 pontos da punição, a pontuação cairia para seis e o Campo Mourão ficaria sem a vaga na semifinal, abrindo caminho para o Hope Internacional, terceiro colocado da chave.

O Campo Mourão foi eliminado na semifinal pelo Paranavaí e na outra semi, o Nacional passou pelo Prudentópolis. O Prudentópolis entrou com um pedido no TJD-PR solicitando a paralisação da Divisão de Acesso deste ano até o fim do processo. E pediu também que as semifinais da Terceira Divisão sejam disputadas novamente entre Prudentópolis e Paranavaí e Nacional e Hope. O clube aguarda a apreciação do pedido por parte do TJD-PR. Já o Campo Mourão afirmou que vai entrar com um efeito suspensivo contra a perda de pontos.