São Paulo - Palmeiras e São Paulo lutam pelo primeiro título do ano neste domingo (4), no Mineirão, com a disputa da Supercopa do Brasil. O duelo coloca frente a frente o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil e abre oficialmente a temporada 2024 do futebol brasileiro. O jogo começa às 16h. A competição passa a ser chamada a partir deste ano de Supercopa Rei, em homenagem ao Rei Pelé, morto no fim de 2022.

Em seu primeiro trabalho em um grande clube, Thiago Carpini tem a chance de conquistar o título da Supercopa do Brasil com o São Paulo
Em seu primeiro trabalho em um grande clube, Thiago Carpini tem a chance de conquistar o título da Supercopa do Brasil com o São Paulo | Foto: JHONY INACIO/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Quem vencer a partida ganhará troféu, uma boa premiação e ainda terá o gosto de ganhar um jogo que vale título contra um de seus maiores rivais. A conquista pode fazer o ano ser mais tranquilo para o vencedor e, ao mesmo tempo, levar tensão e cobrança para o lado perdedor.

Jogadores do Palmeiras, que busca o bicampeonato, são obcecados por qualquer conquista. O elenco alviverde, que está junto há muitas temporadas, pegou gosto de estar no topo e qualquer nova taça é valorizada.

'Ano passado já foi, agora é subir a montanha novamente.' Esse é o discurso de Abel Ferreira para o seu elenco. O Palmeiras venceu três títulos no ano passado (Supercopa, Paulistão e Brasileirão) e quer ir por mais para a temporada de 2024.

Abel e o próprio elenco do Palmeiras valorizaram a conquista da Supercopa no final da temporada de 2023. Em mais de uma ocasião, o treinador e alguns jogadores foram questionados sobre a importância dos títulos em 2023 e fizeram questão de lembrar que são três títulos com a Supercopa.

Resultado não mudará em nada o planejamento do ano do Palmeiras. O clube ainda busca fechar o elenco para buscar o título nas outras competições do ano (Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores).

O São Paulo acredita que a conquista da Supercopa pode dar moral para a temporada de 2024. Este é o primeiro trabalho de Thiago Carpini em um gigante do futebol brasileiro, e um título logo no início do ano pode ajudar, e muito, no início de trabalho.

O resultado da Supercopa não interfere em nada sobre avaliação de Carpini. A diretoria do Tricolor entende que a equipe está jogando muito bem e acabou de quebrar um tabu histórico: quase 10 anos (e 18 jogos) sem nunca ter vencido o Corinthians dentro da Neo Química Arena.

Hoje, o mais importante é ver Carpini sendo testado em jogos desse tamanho. Dorival Jr mostrou sua importância ao conquistar a Copa do Brasil superando Palmeiras, Corinthians e Flamengo, e Carpini terá chances de mostrar que pode fazer o mesmo.

Formações

Depois de poupar os titulares no jogo do meio de semana pelo Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira vai escalar força máxima no Palmeiras e deve colocar o time com três zagueiros: Rocha, Murilo e Gustavo Gómez. Sem Endrick, que está com a seleção brasileiro no Pré-Olímpico, Flaco Lopez será o companheiro de Rony no ataque.

Embalado pelo bom início de temporada e pela vitória no clássico contra o Corinthians, o São Paulo chega com força máxima para a decisão em Belo Horizonte. O atacante Lucas, que chegou a ser dúvida, treinou normalmente nos últimos dias e tem presença confirmada.

Palmeiras: Weverton; Rocha, Murilo e Gómez; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Veiga e Piquerez; Rony e Flaco Lopez. Técnico: Abel Ferreira

São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson e Pablo Maia; Wellington Rato, Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Thiago Carpini

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa)

Estádio: Mineirão

Horário: 16h

Transmissão: Globo, Sportv e Premiere