Urnas vão deixar a cidade de Medellín às 16 horas de hoje e pousarão em Santa Catarina durante a madrugada
Urnas vão deixar a cidade de Medellín às 16 horas de hoje e pousarão em Santa Catarina durante a madrugada | Foto: Raul Arbolea/AFP



Chapecó - Após muita espera dos familiares, neste sábado (3) pela manhã será realizado o velório de 51 das 71 vítimas da tragédia ocorrida na Colômbia e que provocou a morte da maior parte da delegação da Chapecoense. O enterro deverá ocorrer no domingo, ainda sem horário definido. A celebração contará com a presença de nomes ilustres da política e do futebol.
Confirmaram presença no velório o presidente da República, Michel Temer, o técnico da seleção brasileira, Tite, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Temer, entretanto, deve apenas participar de uma solenidade no aeroporto de Chapecó e não se dirigirá para a Arena Condá, local do velório. A diretoria da Chapecoense contou que ainda aguarda a confirmação de outros grandes nomes do futebol e artistas de todo o País.
A previsão inicial era de que o velório tivesse começo ao meio-dia desta sexta-feira (2), mas detalhes burocráticos retardaram a liberação dos corpos que estão na Colômbia. Os corpos deixarão a cidade de Medellín às 16 horas de hoje e pousarão em Chapecó na madrugada de sexta para sábado. O voo deve durar cerca de 12 horas.
"Pela informação que recebemos o funeral deve ser feito no sábado pela manhã e, enfim, poderemos acabar com todo esse sofrimento", disse o novo presidente do clube, Ivan Tozzo.
De acordo com o cronograma da Chapecoense, após os corpos chegarem na Arena Condá, os familiares das vítimas terão cerca de uma hora para a realização de uma cerimônia particular. Em seguida, todos terão acesso ao local. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas no estádio ao longo do velório.
Por questões de segurança, ao contrário a ideia inicial, os organizadores vão evitar que os torcedores entrem no gramado do estádio. Assim, os fãs ficarão apenas nas arquibancadas e só quem terá acesso ao campo serão os jornalistas, que ficarão distante dos caixões, e amigos e familiares próximos, que poderão passar pelo local e ter maior proximidade com as urnas.

CIANORTE
A Prefeitura de Cianorte, Noroeste do Paraná, informou que o Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori foi reservado para realização do velório do goleiro Danilo durante o final de semana. O sepultamento do jogador será no Cemitério Municipal de Cianorte. Os pais do atleta são moradores da cidade e Danilo começou a carreira no Leão do Vale.