São Paulo - A temporada 2018 começa oficialmente para o Corinthians nesta quarta-feira (16). Após participar da disputa da Florida Cup, como torneio preparatório, o time de Fábio Carille recebe a Ponte Preta, às 21h45, no estádio do Pacaembu, em jogo que marcará o início do Campeonato Paulista. Alguns jogos serão realizado antes, mas a Federação Paulista de Futebol definiu que a partida entre o campeão e vice do ano passado será a que representará o início oficial do torneio.

O Corinthians, porém, ainda não será aquele que Fábio Carille considera ideal. O lateral-esquerdo Juninho Capixaba está fora da partida, por não ter sido regularizado. O meia Mateus Vital, o zagueiro Henrique e o atacante Emerson Sheik, alguns dos reforços do time para 2018, ainda não foram inscritos.

Por outro lado, será a oportunidade da torcida ver em campo o jovem lateral Guilherme Romão, garoto formado na base do clube e que estava emprestado para o Oeste, no ano passado. O atacante Júnior Dutra e o volante Renê Júnior, contratados nesta temporada, ficarão no banco de reservas e também poderão estrear.

O confronto será realizado no estádio do Pacaembu, porque o Itaquerão passa por uma troca de gramado. "Para mim, é um privilégio muito grande dirigir o Corinthians no Pacaembu, onde o Corinthians tem muitas histórias e foi a sua casa por anos. É um lugar que o torcedor gosta e que dá todas as condições", comentou Carille.

Carille destacou "privilégio" de jogar no Pacaembu, "onde o Corinthians tem muitas histórias"
Carille destacou "privilégio" de jogar no Pacaembu, "onde o Corinthians tem muitas histórias" | Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Fotos Públicas



A Ponte Preta tem a oportunidade de começar a temporada virando uma página difícil em sua história. Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube dá seus primeiros passos no Paulistão sem poder contar com a sua torcida no Pacaembu. E com um time bastante renovado, reforçado por jovens ainda com futuro incerto.

Punida pelo Ministério Público pela confusão com o Vitória, na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta terá torcida única em todas as competições que disputar, dentro e fora de casa, em 2018.

Para Eduardo Baptista, "o desafio maior de momento é montar um novo time". Mas ele diz que está acostumado com as pressões no futebol e que confia muito nos jovens formados na base. "Os meninos estão preparados. Claro que precisam ser lapidados. Mas a Ponte foi vice-campeã paulista do sub-20 e campeã do sub-17", lembrou.

O técnico tem problemas para escalar a Ponte. O goleiro Aranha ainda não se recuperou de uma lesão grau 1 na panturrilha e está fora do jogo em São Paulo. Ivan, de 20 anos, revelado pelas categorias de base, fará a sua estreia pelo time profissional. "Mas o Ivan entra por merecimento, mesmo porque vários clubes estavam atrás dele", reforçou o técnico, dando moral para seu novo titular.

Há outras baixas. O volante Xavier sente dores no tornozelo e está vetado pelos médicos. Ronaldo, Maciel e Gabriel Vasconcelos ainda não foram inscritos na Federação Paulista de Futebol e também estão fora.

SANTOS

Com cara nova no banco de reservas, além de baixas no seu elenco principal e poucas novidades dentro de campo, o Santos inicia nesta quarta-feira (17), às 19h30, a sua participação no Campeonato Paulista diante do Linense, no estádio Gilberto Lopes, tentando superar a desconfiança que marca o começo da temporada do clube.

O principal foco da atenção no Santos nesse momento é o técnico Jair Ventura, que assumiu o comando do time após trabalho relevante no Botafogo. E agora na Vila Belmiro, ele vai encontrar um cenário bem parecido ao do clube de General Severiano, com poucos recursos financeiros para investimentos em reforços, o que levou o clube a ser apontado como "quarta força" do Estado.

No time que vai estrear nesta quarta em Lins, o Santos contará com apenas uma contratação em campo. Será o lateral-esquerdo Romário, que se destacou no acesso do Ceará à elite do futebol brasileiro em 2017. E ele terá o desafio de ocupar a vaga que era de Zeca, que tenta se desligar do clube na Justiça.

As outras novidades na escalação do time vão ser o meia argentino Vecchio, que começará a temporada como titular e sob a responsabilidade de substituir Lucas Lima, hoje no Palmeiras, e o centroavante Rodrigão, que está de volta ao clube após atuar por empréstimo no último ano pelo Bahia e ficou com a vaga de Ricardo Oliveira, que não teve seu contrato renovado e se transferiu para o Atlético Mineiro.

O restante do time mantém a base de 2017, com jogadores como os experiente David Braz e Vanderlei, ambos do sistema defensivo, sendo as principais referências. E Jair conta com a liderança deles para bater o Linense, que iniciou antes a sua preparação. "Ainda é cedo, mas com o tempo chegaremos na parte ideal", afirmou.

Para a estreia do Linense no Paulistão, o técnico Moacir Júnior optou pelo mistério e não revelou o time que entrará em campo diante do Santos.

SÃO PAULO

O São Paulo começa na noite desta quarta-feira (17) a caminhada por uma temporada bem menos dolorosa do que foi a passada. A estreia no Campeonato Paulista será contra o São Bento, em Sorocaba, às 19h30. Porém, o time que o torcedor verá é formado por reservas. Entre eles estão cinco atletas formados nas categorias de base: o zagueiro Rony, os volantes Pedro Augusto, Araruna e Paulinho e o atacante Bissoli. Além dos citados, o banco de reservas estará repleto de meninos de Cotia: Caique, Militão, Lucas Fernandes, Shaylon, Brenner, Gabriel Sara e Marquinhos Cipriano.

O técnico Dorival Júnior fez programação especial para trabalhar mais os titulares e evitar lesões em uma pré-temporada mais curta que o normal. "O time que jogar a primeira não atuará na segunda partida", disse. Ou seja, contra o Novorizontino, no sábado, serão os titulares.

A necessidade desse esquema se deve também à dura sequência que o São Paulo tem pela frente. "Teremos cinco jogos em 12 ou 13 dias. O quarto será um clássico com o Corinthians e o quinto, na Copa do Brasil", comentou o treinador.

Dar mais espaço a jogadores vindos da base é uma das preferências de Dorival. O comandante já deixou claro que, se não conseguir encontrar os reforços que busca para o ataque, vai utilizar mais ainda os garotos. "A base é a alma das equipes. Os garotos tiveram a formação e chegam preparados. O treinador tem a oportunidade de promovê-los. Procurei fazer isso em todos os clubes por que passei. Gosto deste tipo de trabalho, com mescla. Podemos melhorar ainda mais", afirmou.

Adversário desta quarta, o São Bento tem em sua equipe boa parte dos jogadores que fizeram o clube conseguir o acesso à Série B do Brasileiro no ano passado.

O São Paulo não leva o Campeonato Paulista desde 2005. No ano passado, foi eliminado pelo rival Corinthians na semifinal.