Assunção - A Conmebol definiu ontem o chaveamento da Copa Sul-Americana, que não conta com a participação de clubes brasileiros e argentinos na primeira fase. A principal novidade é a divisão das equipes nas zonas norte e sul na etapa inicial. Na região norte estarão clubes de Peru, Equador, Venezuela e Colômbia. Já no sul estão incluídos clubes de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
A edição de 2012 da Copa Sul-Americana terá a participação de recorde de 47 clubes. Os oito participantes do Brasil vão disputar uma segunda fase entre eles, assim como os seis times argentinos. Já a Universidad de Chile, atual campeã do torneio continental, vai entrar apenas nas oitavas de final.
As primeiras fases da Copa Sul-Americana serão disputadas entre os dias 25 de julho e 9 de setembro; as oitavas de final, de 26 de setembro a 24 de outubro; as quartas de final, de 31 de outubro a 7 de novembro; as semifinais em 21 e 28 de novembro; e a final em 5 e 12 de dezembro.
O paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, explicou que a ampliação do número de competidores ''foi um pedido das 10 associações sul-americanas devido ao enorme interesse por jogar internacionalmente''.
Os confrontos entre clubes do País já estavam definidos, de acordo com a classificação do último Campeonato Brasileiro. Assim os jogos que vão definir quatro clubes que vão disputar as oitavas de final da Sul-Americana são: São Paulo x Bahia, Figueirense x Atlético Goianiense, Coritiba x Grêmio e Botafogo x Palmeiras.
Já os argentinos definiram cinco de seis participantes da Sul-Americana. Resta apenas a definição do sexto time. O Boca Juniors vai disputar o torneio continental se for campeão da Copa Argentina. Caso o título seja conquistado pelo Racing, a vaga ficará com o Estudiantes.