Como outras cidades do Norte do Estado, Nova Santa Bárbara (70 km ao sul de Cornélio Procópio) quer colocar o atletismo como centro das atenções dos moradores. No próximo domingo, será realizada a 10ª edição da Prova Pedestre de Nova Santa Bárbara, cuja largada será no trevo de acesso a Santa Cecília do Pavão, na PR-090 (em frente do Auto Posto Larini). A chegada é 10 mil metros depois, no centro de Nova Santa Bárbara.
A novidade este ano é a pretensão do prefeito Júlio Bittencourt (PPB) de tornar a competição de apelo nacional. Ainda com dotação de prêmios modesta – R$ 5 mil (R$ 500,00 para os vencedores), a prova promete ter mais investimentos nas próximas edições com a adesão de alguns patrocinadores. ‘‘Queremos que a prova seja incluída no Circuito Nacional’’, sonha o prefeito.
A prova começa 10 horas da manhã e deve reunir 200 atletas, entre eles o paulista Rildo Alves dos Santos (segundo na Maratona de Porto Alegre) e o maringaense Edmílson Rodrigues dos Santos (segundo nos 30 km de Cascavel). No feminino, as favoritas são Cleuza Maria Irineu, de Londrina, e Ilda Alves dos Santos, de Maringá (bicampeã 2000/01 da Maratona da Disney, em Orlando-EUA). Para os interessados em fazer a inscrição da prova, contactar o telefone do Departamento de Esporte da prefeitura local: (43) 266-1328.
Nova Santa Bárbara tem um projeto sócio-desportivo chamado Educação e Esporte, que favorece 200 crianças entre 7 e 11 anos, matriculados da 1ª à 4ª série. A primeira geração que emergiu do trabalho de base já deu alegrias ao município. Trouxe 15 medalhas – entre elas uma de ouro – no Festival de Atletismo do Paraná, em Maringá, no mês passado.