Mais de 50 garotos de 13 a 18 anos do PR o interior de SP e MS participaram da peneirada na Acel
Mais de 50 garotos de 13 a 18 anos do PR o interior de SP e MS participaram da peneirada na Acel | Foto: Ricardo Chicarelli



Aos poucos os brasileiros começam a ganhar espaço na Major League Baseball (MLB), a liga profissional norte-americana de beisebol, a maior e mais bem sucedida do mundo. O primeiro brasileiro a estrear na MLB foi Yan Gomes, em 2012, e que hoje joga no Cleveland Indians. Atuando na posição de catcher (receptor), Gomes assinou, em 2014, um contrato de seis anos com os Indians de US$ 23 milhões (cerca de R$ 71 milhões).
Outro brasileiro com destaque é o também paulistano Paulo Orlando, que em 2015, seu ano de estreia na Liga, foi o primeiro do País a ser campeão da MLB, atuando pelo Kansas City Royals, seu atual time. Atuando como defensor externo, Orlando passou dez anos jogando em ligas inferiores, inclusive em países com menos representatividade internacional, como a Venezuela, antes de chegar à MLB. Atualmente pelo menos outros sete brasileiros jogam em ligas de acesso nos Estados Unidos.
"A presença destes brasileiros serve como incentivo para os jovens. Já temos agendados outros projetos de busca de talentos em cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Cuiabá e Recife", revela Caleb Santos-Silva, coordenador e comissário da MLB. "Queremos mostrar ainda que adolescentes que praticam outras modalidades também podem ter potencial para jogarem beisebol". A MLB realiza clínicas semelhantes de busca de novos talentos em vários países das Américas, Europa e Oceania. (L.F.C.)